Prefeitura entrega Capela das Almas e Memorial Nelson Santana

03/07/2012 - 03h13

A Prefeitura de Araraquara revitalizou a Capela das Almas e construiu o Memorial Nelsinho Santana (1955-1964) no Cemitério São Bento, na região central de Araraquara. No domingo (1º), o prefeito Marcelo Barbieri liderou a entrega das obras à comunidade.
Cerca de 200 fiéis participaram da missa presidida pelo padre Marcelo de Souza e concelebrada pelos padres Lorival antonio de Moraes (Ibitinga) e Gerhard Rudolfo Anderer, missionário redentorista em São João da Boa Vista, autor do livro sobre a vida de Nelsinho Santana, que já atingiu a tiragem de 215 mil exemplares.
Antes do descerramento da placa inaugural das reformas, o prefeito Marcelo explicou os serviços realizados na primeira etapa da revitalização da capela. “Substituímos todo o telhado com novo ripamento, calhas, rufos e condutores. Ainda impermeabilizamos a cúpula, recuperamos o mezanino, efetuamos a calafetação do piso e pintura geral no prédio”.
Marcelo observou que “a capela é um símbolo cultural da cidade com suas bases e colunas em estilo Corinto e a pinturas de João Pierine (1930-1999) serão recuperadas por especialista na segunda etapa da revitalização”.
Além de atender aos pedidos da população, a revitalização da Capela tem incentivo do bispo Dom Paulo Sérgio Machado, da Diocese de São Carlos, que participou no dia 24 de junho da entrega das melhorias na Capela São Manoel, no cemitério das Cruzes (Britos).
O vereador Elias Chediek, representando a Câmara Municipal, parabenizou o prefeito Marcelo pela revitalização da Capela. Chediek sempre apresentou indicações na Casa de Leis para que o local fosse recuperado. 
 
Memorial 

Construído pela Prefeitura, o Memorial Nelson Santana, localizado próximo ao cruzeiro do Cemitério São Bento, foi entregue aos fiéis após a missa de reabertura da Capela.
Emocionado, o pai de Nelsinho, João Joaquim Santana, de 85 anos, agradeceu ao prefeito. Os restos mortais do menino foram removidos recentemente para Ibitinga e se encontram na cripta da Matriz de São Bom Jesus. O processo de beatificação e canonização está sendo estudado no Vaticano.
Oficialmente, Nelson Santana é Servo de Deus pelo Tribunal Eclesiástico de Roma. “Os restos mortais foram removidos para Ibitinga, porém, entendemos que Nelsinho, que esteve sepultado por 48 anos em Araraquara, criou um vínculo de oração muito forte. Por isso, a criação do Memorial é antes de tudo uma atitude de respeito e consideração à população que realiza suas visitas e preces no Cemitério São Bento”, concluiu o prefeito. 
Parentes de Nelsinho e testemunhas do processo de beatificação prestigiaram a entrega do Memorial.