03/07/2012 - 03h27
As obras do novo traçado na rotatória das Roseiras já estão em fase final. Com inauguração marcada para quinta-feira, 5, o local recebeu, na manhã desta segunda-feira, 02, a instalação dos novos semáforos que visam melhorar a fluidez do trânsito.
O projeto desenvolvido pela USP, sob a coordenação do professor, engenheiro e especialista em trânsito Coca Ferraz, pretende melhorar a fluidez do trânsito com a redução da rotatória e acréscimo de uma faixa a mais de rolamento.
A principal preocupação foi a segurança dos pedestres que utilizam o local e a acessibilidade das pessoas com deficiência física. Para isso, foi feita a recuperação e conserto das calçadas que fazem parte do complexo viário.
Pensando nisso, as calçadas receberam uma pintura especial para que o motorista saiba que aquele espaço será dedicado exclusivamente aos pedestres que ali transitarem. A cor azul, explica Coca Ferraz, foi escolhida pois traz harmonia com as guias pintadas de branco.
“A rotatória das Roseiras é um grande desafio, pois precisávamos melhorar a fluidez do trânsito e priorizar a segurança dos pedestres. Foi isso que fizemos”, afirma o professor. “O pedestre precisa ser colocado em primeiro lugar, e todas as ações que fizemos na rotatória foram pensadas para as pessoas terem mais conforto e segurança”, comenta o professor.
Interdição
Nesta terça-feira, 03, uma parte das faixas de rolamento da Alameda Paulista e da Luiz Alberto, próximo à rotatória das Roseiras, será interditada para trânsito de veículos das 8h às 13h, devido à realização de serviços da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Dois postes de luz serão retirados pela empresa. Os moradores dessa região poderão ficar sem energia elétrica durante esse período.
A Prefeitura destaca que não será necessário interromper totalmente o trânsito no local, mas, para a realização das obras, uma faixa será fechada. Por isso, a Prefeitura alerta os motoristas para que evitem passar pelo local, utilizando rotas alternativas durante a manhã dessa terça-feira.