Alunos de Medicina da Uniara começam a atender pacientes promovendo humanização

04/07/2012 - 02h07

Alunos da “Liga de Humanização Medicina Uniara: Cura-Dores” do Centro Universitário de Araraquara colocarão em prática, a partir de agosto, o que aprenderam no curso de humanização no atendimento e tratamento de pacientes, ministrado pelo coordenador do Grupo Aberto de Teatro – G.A.T.U., Alcindo Sabino. 
Ele explica que a atividade teve início em novembro de 2011, com a primeira etapa concluída recentemente. “O próximo passo é começar a atender os doentes na Santa Casa, onde atuarão como ‘clowns’, como fazem os ‘Doutores da Alegria’. A ideia é queeles vão ao hospital para lidar não somente com crianças, mas com pessoas de qualquer idade, principalmente idosos que não têm acompanhamento da família ou estão muito doentes, e fazer com que todos, ao menos por alguns momentos, esqueçam seus problemas”, detalha.
De acordo com Sabino, os Cura-Dores trabalham com musicalização, alegria e bom humor para entreter os pacientes. “Cientificamente, é provado que esse tipo de atividade ameniza a questão da doença e ajuda na sua recuperação”, diz.
O coordenador ainda afirma que os futuros profissionais da saúde também ganham com isso. “Nesses atendimentos, há uma troca entre médicos e pacientes, o que faz com que os alunos da liga enxerguem a questão da cura de uma forma diferenciada”, aponta.
A atuação da “Liga de Humanização Medicina Uniara: Cura-Dores” também poderá ser vista na Feira dos Cursos da Uniara, em agosto. “Com isso, poderão mostrar um pouco do que fazem, além de promover a graduação”, finaliza.