Diretor da Eletrobras afirma que Araraquara estará na vanguarda dos municípios com eficiência energética no País
04/07/2012 - 02h15
A Prefeitura de Araraquara, CPFL Energia e Eletrobrás firmaram um acordo para colocar em prática o Programa Reluz, no valor de R$ 9 milhões, que irá melhorar a eficiência da iluminação pública de toda cidade, além de proporcionar uma economia de 1.580 MWh/ano.
O Termo de Intenção de Contrato foi assinado nesta terça-feira, dia 3 de julho, entre o prefeito Marcelo Barbieri, Miguel Colassuono, diretor de Administração da Eletrobras, e Marney Tadeu Antunes, diretor comercial da CPFL Energia.
O programa vai promover, por parte da CPFL e com recursos da Eletrobrás, a melhoria em cerca de 4.000 pontos de luz em toda cidade, além de 1.840 módulos semafóricos (que receberão lâmpadas de LED). Será feita a troca de iluminação em 83 das 130 praças de Araraquara e instalada nova iluminação em sete centros esportivos, seis praças e no Parque Pinheirinho.
Segundo Colassuono, o investimento anunciado vai colocar Araraquara na vanguarda dos municípios com eficiência energética no país, que alia maior qualidade com menor custo.
“Nesse sentido, a cidade será um exemplo de sustentabilidade para o País e entra de vez na nova fase de desenvolvimento em que os investimentos do setor público serão destinados à eficiência e redução de custos”, explica do diretor de administração da Eletrobras, que teceu elogios ao prefeito Marcelo pela qualidade de sua gestão pública.
Colassuono ainda destacou o papel do prefeito Marcelo Barbieri em todo o processo, que começou há três anos, com a elaboração do projeto. “A posição destacada da cidade no cenário nacional se deve muito à liderança política e ao trabalho incessante do prefeito”.
Marcelo afirmou que o investimento na iluminação pública de Araraquara pela Eletrobras se deve ao fato da cidade abrigar a maior subestação de energia do país, a Araraquara 2, que irá distribuir a energia gerada no rio Madeira, em Rondônia.
O prefeito também ressaltou a importância da equipe que elaborou o projeto responsável pela obtenção dos recursos - o gerente de Iluminação Pública, Alex Miranda, e os secretários Valter Rozatto (Obras e Serviços Públicos) e Luiz Zaccarelli (Governo).
O secretário de Governo disse que Araraquara é uma das quatro cidades do País contempladas com os recursos da Eletrobrás, de um total de aproximadamente 200 municípios que buscavam recursos.
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Aluisio Braz, afirmou que o investimento mostra que Araraquara vem se fortalecendo no cenário nacional e hoje é referência no país. Além de Braz, estiveram no evento os vereadores Elias Chediek, João Farias e Ronaldo Napeloso.
A Prefeitura já vem revitalizando a iluminação de praças com recursos próprios e, por isso, nem todos os 130 espaços com sistema de iluminação pública foram contemplados pelo Reluz. Desde 2009, a Prefeitura já substituiu 3.200 pontos de iluminação de vapor de mercúrio para vapor de sódio em diversos bairros da cidade (mais de R$ 900 mil investidos).
O programa Reluz foi criado em 2000, com o apoio do Ministério de Minas e Energia, e é implementado pelas concessionárias de energia elétrica em parceria com as prefeituras. Em Araraquara, a parceria é com a CPFL Paulista.