Solenidade de entrega, liderada pelo prefeito Marcelo, foi prestigiada por diversas autoridades locais e do Estado de São Paulo
04/07/2012 - 02h20
Diversas autoridades de Araraquara e de outras cidades paulistas, inclusive da Capital, participaram nessa terça-feira (3) da solenidade, liderada pelo prefeito Marcelo Barbieri, de entrega dos prédios do Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML), ambos no Jardim Santa Mônica, região Oeste da cidade.
“Trata-se de um espaço de fundamental importância para o trabalho da Polícia Científica, que beneficiará a comunidade de Araraquara e também da região”, disse o prefeito Marcelo, ao destacar a importância dos prédios próprios e dos novos equipamentos disponíveis para os profissionais do setor.
Marcelo fez questão de enaltecer o trabalho das equipes do IC e do IML de Araraquara, além do apoio da Câmara Municipal e dos deputados Roberto Massafera (estadual) e Dimas Ramalho (federal), que tornaram possível o convênio com o Governo do Estado pela construção desses novos equipamentos públicos na cidade.
Com investimento de cerca de R$ 2,4 milhões, a nova sede do IC é constituída de salas para arquivo e laudo, comparador balístico, setor de química, túnel de tiro, recepção e espera, sala de reuniões, de perito, fotógrafo e desenhista. Também tem sala para serviços de rádio, setor financeiro e depósito, copa, laboratório fotográfico e almoxarifado, salas para recursos humanos e diretoria, além de oito sanitários, inclusive para pessoas com deficiência.
Já o IML conta com salas para reuniões, chefia, recepção, espera, arquivo, protocolo, financeiro, odontologia, coleta, laudo, exame clínico e ginecológico, e para preso com entrada independente. Ainda possui dormitórios, vestiários, sala de raio-x, necropsia e área de serviço, duas copas e nove sanitários, inclusive com acessibilidade.
Excelência
O representante do governador Geraldo Alckmin, Carlos Alberto Estracine, destacou a excelência dos serviços da Polícia Científica no Estado de São Paulo, “reconhecida como a melhor do Brasil e da América Latina e uma das mais respeitadas no mundo”.
“A construção e entrega destes prédios são a prova da capacidade de gestão do prefeito Marcelo Barbieri, além de refletir a constante preocupação do governador Geraldo Alckmin para com a segurança da população”, acrescentou Estracine.
Também o superintendente da Polícia Técnica do Estado de São Paulo, Celso Perioli, ressaltou a importância do novo espaço físico da Polícia Científica. “Trata-se do 18º prédio entregue ao IC e IML nos 14 anos de criação da instituição criminalística, que, juntos, já contabilizam 36 edificações próprias em todo o território paulista”, afirmou.
Segundo Perioli, o prefeito Marcelo foi a “pedra fundamental” para a realização dessa obra, junto com os deputados Dimas e Massafera, que irá beneficiar outras 13 cidades no entorno de Araraquara e uma população estimada em 500 mil habitantes.
Para o diretor do Núcleo de Perícias Médicas do IC, Orestes Fatori Filho, a entrega dos prédios significa a “concretização de um sonho de 14 anos em Araraquara”. O médico agradeceu ao prefeito Marcelo e os deputados Dimas e Massafera, além do governador Geraldo Alckmin, pelas melhorias.
O diretor do Instituto de Criminalística de Araraquara, Pedro Lessi, também destacou a nova estrutura que IC e IML que dispõem, a partir de agora, para a realização de seus trabalhos.
Nova etapa
De acordo com o deputado Roberto Massafera, esses novos espaços simbolizam uma nova etapa de ações para a Política Científica da região. O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi), enalteceu as ações conjuntas das polícias (Civil e Militar) em Araraquara e a dinâmica do governo municipal, que permitiram a entrega de mais uma importante obra para a comunidade.
Também compuseram a frente de honra da solenidade os vereadores Elias Chediek, Ronaldo Napeloso e Tenente Santana; o diretor do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, Adilson Pereira; o diretor do Centro de Perícias do IC; Walter Ramos; o diretor do Centro de Perícias do IML, Jorge Pereira de Oliveira; e o presidente local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), João Luiz Ultramari, o comandante do 13º BPM (Batalhão da Polícia Militar), Carlos Augusto Nepomuceno.
Também acompanharam a solenidade, o delegado titular da Seccional da Polícia Civil, Luiz Fernando Giaretta; a titular da Delegacia da Mulher, Meirelene Castro; e a Procuradora do Estado, Sara Correia Fatori; além de secretários municipais e outras autoridades de Araraquara e região, e de várias cidades do Estado, como São Carlos, Jaboticabal, Ribeirão Preto, Ituverava, Jaú, Bauru, Lins, Araçatuba e Campinas.
Funções da Polícia Técnico-Científica
A Polícia Técnico-Científica auxilia no trabalho das demais polícias, do sistema judiciário e do Detran (Departamento de Trânsito), no esclarecimento de crimes. Subordinada à Secretaria da Segurança Pública do Estado, a corporação coordena o IC e o IML, que produzem laudos técnicos e científicos para a apresentação de provas consistentes em casos que exigem investigações minuciosas.
Também realiza perícias nas áreas de Acidente de Trânsito, Crimes Contra o Patrimônio, Informática, Crimes Contra a Pessoa, Engenharia, Balística, Química (Residuografia e Identificação Veicular), Entorpecentes, Identificação Criminal, Crimes Contábeis e Documentoscopia.
Em Araraquara, 24 funcionários atuam no Núcleo de Perícias Criminalísticas, sendo 13 peritos. O Núcleo atende também os municípios de Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Borborema, Dobrada, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Lúcia, Tabatinga e Trabijú, além de ser responsável pelos núcleos de São Carlos e Jaboticabal.