Prefeitura renova convênio com Acácia e melhora coleta seletiva

Comodato por mais vinte anos, firmado por meio do Daae, também possibilita que instituição obtenha mais recursos financeiros

06/07/2012 - 02h58

Na tarde dessa quinta-feira (5), o prefeito Marcelo Barbieri liderou a solenidade de assinatura do instrumento de comodato entre Prefeitura, Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) e Cooperativa Acácia, que renova por mais vinte anos o convênio referente à cessão do terreno utilizado pela instituição, em Araraquara. 
O espaço físico conta com área de triagem e seleção, escritório, refeitório e sala de reunião, sanitários, setor de processamento de isopor, baia de vidros, setor de reciclagem de papéis e metais, baia de materiais diversos e área de óleo usado, rejeito e plataforma de carga e descarga.
Segundo o prefeito Marcelo, a renovação deste contrato possibilitará o aumento da coleta seletiva em Araraquara e, consequentemente, a melhoria da conscientização sobre a importância da preservação ambiental no município.
“Estamos fazendo frente aos novos desafios de proteção ao meio ambiente e a ampliação da coleta seletiva é um deles”, acrescentou Marcelo. O prefeito destacou a série de realizações do governo nos últimos três anos, como a proteção aos mananciais e o plantio de milhares de mudas de árvores, entre outras. Também ressaltou o apoio do deputado federal Dimas Ramalho que culminou na assinatura do convênio. 
Ainda segundo Marcelo, a renovação do contrato também permitirá que a Acácia receba financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para investir em outras melhorias na área. 
Marcelo confirmou que  o prêmio do 3º Selo Verde Azul, obtido este ano pelo município junto ao Estado de São Paulo pelas ações ambientais, também serão revertidos para a Cooperativa, que investirá estes recursos na compra de equipamentos. 

Parcerias 

A presidente da Acácia, Helena Francisco da Silva, agradeceu a Marcelo pela renovação do convênio com a Prefeitura, por meio do Daae, que possibilitará à Cooperativa a obtenção de recursos junto ao BNDES para o investimento na coleta seletiva.
“Este convênio é mais uma conquista da Acácia e acreditamos que outros virão na seqüência, graças aos nossos parceiros, como Prefeitura, Daae, Unesp e Uniara, que permitirão aumentar os níveis de reciclagem e de conscientização das pessoas pela proteção ao planeta, como o uso racional da água”, acrescentou. 
De acordo com o superintendente do Daae, Guilherme Soares, a definição do novo comodato permite ainda que Araraquara aumente cada vez mais seus índices de coleta seletiva, hoje em torno de 17% de todo material reciclável, um dos maiores do Estado. 
Também participaram da solenidade o coordenador jurídico do Daae, Sílvio Prada, e os secretários municipais Luiz Zaccarelli (Governo) e Delorges Mano (Administração), entre outros representantes do governo e dos cooperados.