Até o dia 13, serão disponibilizadas informações sobre cursos gratuitos da construção civil e empréstimos do Banco do Povo
06/07/2012 - 03h01
Até o próximo dia 13 deste mês, a Prefeitura realiza, em Araraquara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a 3ª Quinzena da Qualificação.
Aberta na segunda-feira (2 de julho), com uma tenda montada em frente ao Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, a Quinzena disponibiliza informações sobre o Projeto Canteiro Escola, que oferece, via Senai, cursos gratuitos para o setor da construção civil.
Neste mesmo período, um agente do Banco do Povo Paulista também presta informações na tenda sobre formas de financiamento para micro empreendedores.
De acordo com Sandro Velloso, gestor de Projetos da SDE, a tenda fornece aos interessados dicas de como se inscrever e participar do projeto Canteiro Escola.
Ministrados pelo Senai, em parceria com a Prefeitura, os cursos já formaram, desde sua implantação, em 2009, mais de 3,5 mil pessoas em Araraquara.
Ainda segundo Velloso, são disponibilizadas vagas para os cursos de pedreiro assentador, pintor, eletricista e instalador hidráulico (encanador). As aulas são ministradas em onze semanas, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, em vários bairros da cidade.
“Em virtude do déficit de mão de obra qualificada ainda existente neste setor, a expectativa é que haja novamente uma boa procura pelos cursos,”, acrescenta Sandro Velloso.
Mais oportunidades
“Quero adquirir novas experiências para disputar vagas no mercado de trabalho em melhores condições”, resumiu o autônomo Ferdinando Aparecido Biguetti, candidato ao curso de eletricista.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, a parceria com o Senai possibilita a qualificação da mão de obra em Araraquara, hoje destaque nacional pelo recorde na geração de empregos no Interior do Estado de São Paulo.
“Araraquara vive um momento econômico muito importante com a instalação de novas empresas e, por isso, o mercado de trabalho exige qualificação profissional”, explica Marcelo.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Cardozo, a meta da Prefeitura é ampliar a qualificação na cidade para atender a todas as demandas do mercado.
Financiamento
Na mesa tenda da Quinzena da Qualificação, em frente ao Paço Municipal, a agente de crédito do Banco do Povo Paulista, Lidiene Nunes Erhardt, dá informações sobre formas e condições de financiamentos para micro empreendedores.
As opções de empréstimos variam de R$ 200 a R$ 15 mil, com juros de 0,5% ao mês e prazo de 36 meses para pagar. Todos os detalhes sobre como o Banco do Povo pode liberar os recursos financeiros e os requisitos básicos, além das garantias exigidas, também são oferecidos aos interessados.
A 1ª Quinzena da Qualificação de Araraquara foi realizada em dezembro de 2011, enquanto a segunda edição ocorreu em abril deste ano.