06/07/2012 - 03h03
O novo sistema viário na rotatória do Jardim das Roseiras “Francisco Ignácio do Amaral Gurgel (Duke)” e a intervenção urbana realizada pela Prefeitura foram entregues à população, na manhã dessa quinta-feira (5), na Região Nordeste de Araraquara.
O ato solene realizado no estacionamento da drogaria Droga Vem, na Avenida Luiz Alberto esquina com a Mauricio Galli, contou com a presença de autoridades e comerciantes estabelecidos na região. O evento não interrompeu o tráfego na rotatória.
O prefeito Marcelo Barbieri afirmou que a remodelação urbana e viária na rotatória visa, além de aumentar a fluidez do tráfego, fato comprovado nas primeiras horas de operação, disciplinar o trânsito na região da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Via Expressa, que está em fase final de obras.
Marcelo enalteceu o projeto realizado pela USP, tendo à frente o engenheiro Coca Ferraz. “Em 2010, a Secretaria Municipal de Trânsito realizou com sucesso diversas mudanças que diminuíram sensivelmente os acidentes. Desde então não tivemos nenhuma vítima fatal. Agora, esse novo projeto aproveita muito do anterior e aumenta a fluidez do tráfego em 70%. É mais um desafio vencido pela Prefeitura, antecipando a retirada dos trilhos da área central da cidade”, projetou o prefeito.
A trajetória de Francisco Ignácio do Amaral Gurgel, o Duke, patrono da rotatória, primeiro locutor do prefixo PRD-4, autor de contos premiados nacionalmente, figura célebre nos anos 40 e 50, foi saudada pelo prefeito.
Para o presidente da Câmara, vereador Aluisio Braz, o Boi, as melhorias efetuadas na região do Jardim das Roseiras mostram o comprometimento do prefeito com a população, por meio de uma obra ousada. “A coragem do prefeito e o dinamismo do engenheiro Coca Ferraz, com apoio das secretarias municipais, garantiram essa importante intervenção em tempo recorde”, afirmou o Boi.
Valorização do Pedestre
Entusiasmado com as mudanças, o engenheiro Coca Ferraz agradeceu a confiança da Prefeitura.
“Desde a apresentação do projeto tudo correu muito rápido com o apoio das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Nosso principal foco foi privilegiar o pedestre e o cadeirante, inclusive as cores usadas nas calçadas são o azul e o branco, universalmente adotados para sinalização aos deficientes. Outro detalhe é o plantio de grama no interior da rotatória e nos canteiros centrais para valorizar a permeabilidade do solo”.
O secretário de Obras, Valter Rozatto, destacou a colaboração do empresário Wilton Lupo Neto, da Modal Empreedimentos, que executou os serviços com dedicação extrema. Valter também elogiou a atitude do prefeito em realizar a obra sem interromper o trânsito, prevendo a grande expansão imobiliária na Região Nordeste.
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Alessandra de Lima, a união de todas as equipes da Prefeitura coordenadas pelo prefeito Marcelo e pelo engenheiro Coca Ferraz foi fundamental para concretizar a mudança na rotatória do Jardim das Roseiras.
Aprovada
O comerciante Ageu Alves Siqueira, há 20 anos estabelecido na Avenida Maria Antonia Camargo Oliveira, ao lado da rotatória, aprovou as mudanças. “Neste primeiro dia já sentimos o fluxo mais rápido”. No mesmo tom observou a comerciaria Priscila Farcone, do ramo farmacêutico. “O fluxo está melhor e vários clientes demonstraram satisfação com as mudanças”.
Confira como fica o trânsito
Selmi Dei - Centro/Fonte: vindo do Selmi Dei pela Mauricio Galli, o motorista tem acesso direto à Via Expressa e à Fonte Luminosa com conversão à direita na Avenida Luiz Alberto. Não é permitida conversão à esquerda na rotatória, setido Vila Xavier. Neste caso, o motorista entra antes da rotatória, à direita na Avenida Pedro Galeaze, depois à esquerda na Emílio Ribas e à esquerda na Avenida Luiz Alberto.
Vila Xavier – Centro/Fonte: vindo da Vila Xavier para o Centro, o motorista segue em frente ao cruzar a rotatória. Como não é permitida a conversão à esquerda, segue até a Rua Emílio Ribas e retorna pela Rua José Parisi sentido Via Expressa. No sentido Fonte Luminosa é só seguir em frente pela Avenida Luiz Alberto.
Fonte Luminosa - Selmi Dei: vindo da Fonte, Jardim Primavera, o motorista segue pela Avenida José do Amaral Velosa, depois Queiroz Filho e acessa a Mauricio Galli.
Centro - Fonte: o acesso à Fonte se dá pela quarta faixa da Via Expressa, à esquerda, na altura da José Parisi, que tem duas vias de direção.