06/07/2012 - 03h08
A inauguração da Escola Estadual “Professor Joaquim Pinto Machado (Machadinho)”, no Jardim Imperial, foi liderada, nessa quinta-feira (5), pelo prefeito Marcelo Barbieri e contou com as presenças do Dirigente interino Regional de Ensino, Newton Ap. dos Santos, representando o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald e a Dirigente Regional de Ensino, Maria José Zaccaro, e do secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino).
O convênio de R$ 3 milhões entre Estado e Prefeitura garantiu a construção da escola. A unidade educacional é uma entre 16 escolas no Estado escolhidas pela Secretaria estadual da Educação para ter ensino médio em tempo integral. Atualmente, 200 jovens estão matriculados na escola.
“Esta escola é uma conquista para a região do Jardim Imperial e para toda a cidade. É um modelo especial de ensino, com dedicação exclusiva dos professores, e que irá beneficiar a todos os alunos”, destacou o prefeito, ressaltando a iniciativa do governador Geraldo Alckmin em construir a escola de período integral em Araraquara e do apoio fundamental dos deputados Roberto Massafera e Dimas Ramalho. O governador Alckmin deve visitar a escola nos próximos meses.
O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi), considerou a escola do Jardim Imperial como uma das mais bonitas e estruturadas da cidade, e enumerou as benfeitorias que o prefeito Marcelo realizou nos bairros da região, juntamente com o apoio dos vereadores.
“Desde 2009, o prefeito Marcelo realiza melhorias e promove o desenvolvimento dessa região, como o CER do Iedda; a unidade de saúde do Cruzeiro do Sul; além de tantas outras obras na educação, saúde e infraestrutura”, disse.
Estrutura
A escola foi construída em dois pavimentos. No térreo, estão galpão, cantina, sanitários, refeitório, cozinha com despensa, três salas de aula, salas para secretaria, professores, diretoria e coordenação, escada e rampa.
Já o pavimento superior possui nove salas de aula, salas de informática, uso múltiplo, centro de leitura, reforço e almoxarifado.
Na área externa foram construídas quadra poliesportiva, abrigos para lixo e gás GLP, reservatório para águas pluviais, bancos e estacionamento.
Newton dos Santos, representando a Secretaria de Estado da Educação, agradeceu a construção da escola com todo o empenho da Prefeitura e seus servidores e, em especial, ao prefeito Marcelo Barbieri.
A diretora da unidade, Regina Trentim Longo, também destacou a colaboração e comprometimento das secretarias municipais junto à escola estadual.
“É uma honra para todos os moradores da região ter uma escola como esta para nossos filhos e netos. Agradecemos ao prefeito Marcelo por nos ajudar a realizar esse sonho”, afirmou Sonia Padovani, representando os moradores do bairro e pais de alunos.
Homenagem
A escola recebe o nome de um grande educador de Araraquara, professor Joaquim Pinto Machado, conhecido como Machadinho. A homenagem partiu do vereador Elias Chediek que levou ao conhecimento do prefeito Marcelo e do deputado Roberto Massafera, que indicou o nome junto ao governo estadual.
“A história do professor Machadinho é uma herança para o povo araraquarense em razão do seu amor pela arte de ensinar”, ressaltou Chediek.
"Reconhecimento público ao que representa o professor Machadinho para a educação de Araraquara", afirmou o prefeito Marcelo.
Professor Machadinho nasceu em Araraquara em 1905. Aos cinco anos de idade mudou-se para Portugal, onde cursou Engenharia Química e, em seguida, Filosofia. Em 1942, retornou para Araraquara para lecionar Química no então Instituto de Educação Bento de Abreu (IEBA).
Junto com três amigos e professores, Jurandir Gonçalves Ferreira, Ergília Micelli e Walter Medeiros Mauro, fundou o antigo Colégio São Bento, embrião do que é hoje o Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e do qual foi presidente do Conselho de Curadores. Professor Machadinho faleceu em novembro de 2002, aos 97 anos de idade. Também prestigiaram a inauguração os vereadores Serginho Gonçalves, Juliana Damus e Ronaldo Napeloso; secretários municipais, alunos, pais, funcionários da escola e comunidade.