Evento homenageia Mestre Jorge no Auditório da Uniara, na sexta (13)
11/05/2011 - 03h33
No próximo dia 13 de maio, a Prefeitura de Araraquara – por meio da Coordenadoria Executiva Especial de Promoção da Igualdade Racial, e do SISMAR e SINTECT RPO – realiza um dia de reflexão, com debate e exposição em homenagem ao artista plástico Mestre Jorge. O evento será realizado no auditório da Uniara, às 19 horas, com entrada gratuita.
O debate “Avanços e desafios no combate ao racismo” será mediado por Armando Aparecido Barreto (SINTECT POR / Sindicato dos Correios) e contará com a participação de: Alessandra de Cássia Laurindo (socióloga, coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial e do Centro de Referência Afro "Mestre Jorge"), Edna Martins (socióloga, presidenta da ONG Cedro Mulher), Paulo César Pereira Oliveira (coordenador do Centro Cultural Orunmilá - Ribeirão Preto), e Sérgio Araujo de Andrade (bacharel em Teologia, consultor e conselheiro bíblico sobre questões bíblicas e de religiões e membro ativo do Movimento Contra a Intolerância Religiosa de Araraquara).
Respectivamente, os temas apresentados por cada um dos participantes serão: “O racismo no BR e os avanços nas políticas públicas municipais”, “Desafios das mulheres negras no século XXI”, “Políticas educacionais, culturais e religiosas no contexto racial”, e “As religiões afro e o evangelicalismo brasileiro”.
De acordo com Alessandra de Cássia, “o objetivo do debate é desconstruir a visão da ‘Abolição’ e refletir sobre os 123 anos após essa data fictícia, vista dentro do Movimento Negro como um dia de Denúncia ao Racismo. Iremos avaliar os avanços e os principais desafios que ainda enfrentamos para alcançar a tão sonhada igualdade racial”.
A coordenadora lembra que a parceria com o SINTECT RPO e com o SISMAR, resultou nesta homenagem ao Mestre Jorge, sendo mais um reconhecimento do seu trabalho. “Na oportunidade, o filho do Mestre Jorge, Josmar Brandão Coutinho, falará sobre sua trajetória de vida”, comenta Alessandra. Serão sorteadas camisetas com a obra "Auto-retrato", e também serão expostas as fotos do Mestre Jorge do arquivo do "Foto Clube Aracoara". Mestre Jorge, um expoente da cultura de Araraquara, faleceu aos 78 anos, no dia 24 de novembro do ano passado. Nascido em Araraquara em 1932, Jorge Brandão Coutinho trabalhou na Companhia Paulista e no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), simultaneamente às atividades culturais. Em 1990 aposentou-se e passou a se dedicar completamente à arte. O artista autodidata produziu mais de 400 obras. No dia 04 de abril deste ano, o Centro de Referência passou a ser denominado “Mestre Jorge”.
SERVIÇO
Palestra “Avanços e desafios no combate ao racismo” e exposição das obras de Mestre Jorge
Local: Auditório da Uniara (Av. D. Pedro II, 660 – Centro)
Data: 13 de maio (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca