Brasil derrota a Venezuela na Copa Pan-Americana

Seleção alcançou segunda vitória, por 3 sets a 0, na competição. Nesta quarta-feira, Brasil e Estados Unidos brigam pela vaga antecipada na semifinal

11/07/2012 - 02h35

A seleção brasileira de novos conseguiu sua segunda vitória na sétima edição da Copa Pan-Americana, que está sendo realizada em Santo Domingo, na República Dominicana. Nesta terça-feira (10), o time brasileiro venceu a Venezuela, por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/15 e 25/16, em 1h14 de partida, e, ao lado dos Estados Unidos, alcançou a liderança do Grupo B com seis pontos. 
O técnico Leonardo Carvalho, assim como no primeiro jogo, elogiou a atuação do time brasileiro, dando destaque à recepção da equipe.
"Mais uma vez nosso time teve uma atuação tranquila e soube se impor ao adversário. Atuamos bem em todos os fundamentos e nosso sistema de jogo funcionou muito bem. Tivemos um excelente desempenho na recepção. Se conseguirmos manter este padrão, o Raphael jogará com muita tranquilidade", disse Léo, ganhando o coro do líbero Tiago Brendle.
"Se mantivermos nossa concentração elevada e a bola na mão do levantador, facilitará todas as nossas jogadas de ataque", comentou.
Nesta quarta-feira (11), o Brasil disputará uma vaga antecipada na semifinal da competição contra os Estados Unidos, na última partida da fase de grupos. Assim como o Brasil, os americanos venceram as duas partidas disputadas até agora pelo placar de 3 sets a 0. O jogo acontecerá às 18h, horário de Brasília. 
Para o confronto que vale a classificação para a semifinal, o técnico Leonardo não está esperando facilidade e fez elogios ao time dos Estados Unidos.
"Vai ser um jogo muito difícil. Eles são uma equipe muito bem treinada e que quase não erra.
Diferente de hoje, o jogo contra os EUA exigirá mais concentração da nossa equipe. Será um grande jogo e eu acredito que nós jogaremos muito bem amanhã", finalizou o treinador brasileiro.
O Brasil é o atual campeão da competição. Na edição passada, disputada no Canadá, os brasileiros derrotaram os Estados Unidos na final. Os americanos são os maiores vencedores do torneio. Eles subiram no lugar mais alto do pódio em quatro oportunidades.

O jogo

O Brasil começou o jogo atrás no placar, mas com tranquilidade soube conduzir o set, se aproveitou dos erros individuais da Venezuela, principalmente, no ataque, e virou o placar. No final do set, o Brasil se acomodou. Mas conseguiu manter a frente do placar e fechou a parcial, em 27 minutos, por 25x20.
A seleção brasileira entrou mais atenta do que no set anterior. E se manteve sempre na frente do placar, não dando chances para a Venezuela. Os centrais Tiago Barth e Gustavo conseguiram amortecer muitos ataques venezuelanos, proporcionando muitos contra-ataques. O melhor fundamento do Brasil no set foi a recepção. Destaque para o excelente aproveitamento do libero, Tiago Brandle, que alcançou 100% de aproveitamento neste fundamento. Assim o Brasil venceu o set por 25x15, em 22 minutos de jogo.
O Brasil começou muito bem o terceiro, e último set, impondo um ritmo de jogo forte, especialmente, no ataque. O levantador Raphael conseguiu, mais uma vez, fazer boas jogadas com os atacantes brasileiros. O Brasil fechou o set e o jogo em 25x16. O set teve a duração de 25 minutos.