As disputas no Taekwondo aconteceram nos dias 9 e 10 na cidade de Bebedouro
12/07/2012 - 03h03
As disputas no Taekwondo aconteceram nos dias 9 e 10 na cidade de Bebedouro. As Equipes masculina e Feminina foram compostas por 11 pessoas entre atletas e comissão técnica. A Equipe da Fundesport representou bem Araraquara, faturando várias medalhas.
Alexandre Silva (leve) - prata
Camilo Bueno (meio pesado) - bronze
Pedro de Campos (pesado) - prata
Brenda de Almeida (leve) - prata
Hillari Faráh (médio) - ouro
Letícia Castro (pesado) - bronze
Os atletas Higor Joioso (médio) e Adriana Moura (meio pesado) terminaram na 5º e 4º colocação respectivamente
Comissão técnica
Julio C Invenzioni Alexandre
Luan G Invenzioni Alexandre
Thiago Fernando de Paula
Os destaques de Araraquara foram os atletas Alexandre Silva (leve), Hillari Faráh (médio) e Pedro Campos (Pesado).
O atleta Alexandre Silva (até 58 kg) vencia sua luta de maneira brilhante na semifinal contra o atleta da casa por 9x2, placar construído com belos chutes sendo 2 deles atingindo a cabeça do adversário levando-o ao chão. Alexandre aplicou seu primeiro golpe certeiro no rosto do adversário com um chute giratório (Mondolio Thagui) no contra-ataque, o outro chute foi de de frente de cima para baixa (Neryo tchagui), a chamada cobertura, atingindo cabeça e peito do adversário levando ao chão novamente. E quando a luta estava 9x2, o lutadorbebedourense apelou aplicando um soco direto no nariz de Alexandre, golpe ilegal no Taekwondo.
Este fato indesejável desclassificou o atleta de Bebedouro e trouxe um grandeprejuízo para Silva que saiu com uma fratura de nariz da quadra (que teve que passar por uma cirurgia) e o tirou da grande final contra o atleta de Ribeirão que acabou ficando com o ouro.
Alexandre Silva já havia vencido o rib ribeirãopretano no nos Jogos Regionais do ano passado e era favorito ao título este ano.
E por apenas 1 ponto a Equipe masculino da Fundesport não termina em 2º lugar na classificação geral, perdendo para Franca de 25x24.
Pedro de Campos (pesado) venceu suas duas primeiras lutas indo para a final contra Ribeirão. Pedro terminou com a 2ª colocação.
Hillari (Araraquara) e Amanda (Ribeirão Preto), atletas que acumulam vários títulos nacionais e internacionais protagonizaram uma das melhores e mais emocionantes lutas da competição. Elas fizeram a semifinal da categoria até 57 kg, com um festival de chutes altos e demonstração de técnicas apuradas deram um show aos expectadores e atletas presentes no Bebedouro Clube.
Hillari venceu sua adversária de virada por 15x13. E fez a final com a atleta de Franca, faturando o ouro para Araraquara.
As disputas do TKD feminino foram acirradas entre os 3 municípios Araraquara, Franca e Ribeirão. Ficando separados por apenas 1 ponto de diferença na classificação geral.
1º Ribeirão 30 pontos
2º Franca 29 pontos
3º Araraquara 28 pontos
Quadro final
Com 1 ouro, 3 prata e 2 bronze, o taekwondo de Araraquara masculino e feminino se despede dos Jogos Regionais em Bebedouro com a 3ª colocação
A luta
A luta nos Jogos regionais é realizada em 2 rounds de 2 minutos até a semifinal, e 3 rounds de 2 minutos a final. No caso de empate nos rounds haverá um round adicional o Golden point.
O fundamento técnico principal da luta é o chute. O atleta só poderá golpear acima da linha da cintura podendo o mesmo se utilizar de um recurso de chute alto tendo como alvo a cabeça do adversário que estará usando um capacete de proteção.
Faltas (kiongo e Kanjchon)
Chute abaixo da linha de cintura
Soco no rosto
Sair da área de combate
evitar a combatividade
dentre outros
Pontos
Chute de frente no tórax - 1 ponto
Chute com giro no tórax - 2 pontos
Chute na cabeça - 3 pontos
Formas do atleta vencer a luta
Desistência do adversário
por pontos
por nocaute
O Taekwondo de Araraquara teve o apoio da "Quero-quero Buffet".
O próximo desafio do Taekwondo da Fundeport é o Argentina Open que será realizado em Buenos Aires no mês de setembro.