Oficinas Culturais abrem as inscrições para a programação de julho a setembro

Serão oferecidas aproximadamente 15 mil vagas gratuitas na capital e interior do Estado

12/07/2012 - 03h22

No dia 16 de julho as Oficinas Culturais, espaços da Secretaria de Estado da Cultura, abrem as inscrições para programação das atividades de julho a setembro em todo o estado de São Paulo.
Serão oferecidas 515 atividades (456 de formação artístico-cultural e 59 de formação de público) e 15.481 vagas (10.984 oficinas, workshops, debates, palestras e 4.497 lugares para espetáculos, shows, mostras de cinema e vídeo).
Um dos destaques da programação é o Projeto Especial: 90 anos da Semana de Arte Moderna, que acontecerá na Oficina Cultural Pagu, em Santos. Será um ciclo de atividades em comemoração aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 que demonstrará a importância dos modernistas como inspiração de movimentos como o Tropicalismo e de grupos como o Teatro Oficina e o Ballet Stagium.
Outro destaque é o Projeto: Narrativas Fantásticas, que acontecerá na Oficina Cultural Grande Otelo, em Sorocaba. Este projeto parte da ideia da criação de uma rede de atividades conectadas cujo fio condutor será a experimentação com a linguagem audiovisual. O projeto acontecerá em mais catorze cidades da região de Sorocaba e serão propostas oficinas de realização de curtas-metragens (com câmeras de vídeo, máquinas fotográficas ou celulares). 
O Projeto Movimentos Convergentes 1 é uma atividade interativa que fará parte da comemoração dos 15 anos da Oficina Cultural Carlos Gomes, em Limeira. Ele será composto por exposições e ações artísticas; e debates e workshops com a interação da arte contemporânea e da fotografia em lugares heterodoxos, fora do âmbito tradicional de galerias e museus. A proposta é a apropriação artística do edifício que abriga temporariamente a Unidade. 
Na Capital, o destaque fica com a Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade, que traz o Minicurso: As Dores e Delícias de Ser Ghost-writer, sob a coordenação da jornalista Tânia Carvalho. A atividade discutirá o papel do ghost-writer – profissional que, anonimamente, transforma em livro o pensamento, a vida e os desejos dos outros – e abordará a demanda crescente que existe hoje por esse tipo de trabalho no Brasil.
Outro destaque será o Projeto: Teatro Documentário – A Autoescritura Performativa promovido pela Oficina Cultural Oswald de Andrade, que trará uma oficina de teatro documentário, discussões sobre experiências documentais no teatro e por fim reflexões sobre seus processos de criação. Participarão do projeto a atriz e diretora Janaina Leite, o diretor teatral Nelson Baskerville e o diretor e pesquisador Marcelo Soler. 
Das 21 Oficinas Culturais, seis estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). 
Em cada unidade são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br.