Prefeitura de Américo assina convênio de R$ 1,3 milhão para abastecimento de água

13/07/2012 - 07h25

A Prefeitura de Américo Brasiliense assinou na última sexta-feira (6), um convênio junto ao Ministério da Integração Nacional no valor de R$ 1,3 milhão. Este convênio irá beneficiar o sistema de abastecimento de água nos bairros Santa Terezinha e São José, que conta com cinco mil habitantes.
O atual sistema de abastecimento de água possui diversas deficiências, como conta Júlio Perroni, diretor do departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente (DAEMA). “Os investimentos que têm sido feitos em relação ao abastecimento de água não acompanharam o crescimento da cidade”.
Um dos principais problemas é relacionado com a interrupção do abastecimento de água e falta de pressão na rede de água na região central da cidade e em diversos bairros.
“Um dos setores que apresenta constantemente falta de água é o Santa Terezinha, que possui cinco mil habitantes. O abastecimento de água é feito por um sistema isolado, construído há mais de 15 anos, baseado em um único poço que produz 83 mil litros de água por hora e dois reservatórios metálicos de 250 mil litros”, explica o diretor.
Com a assinatura do convênio, a Prefeitura poderá viabilizar uma série de benfeitorias. “O município vai construir uma adutora com mil metros de extensão e 150 milímetros de diâmetro para interligar os setores Santa Terezinha e Vista Alegre, criando flexibilidade e confiabilidade operacional no abastecimento de água desses dois setores e aumentando a oferta de água do bairro em 50 mil litros por hora. Também serão construídos novos reservatórios com capacidade total de 800 mil litros no Santa Terezinha”.
Além de tudo isso será construído uma estação de bombeamento para alimentação dos novos reservatórios e haverá a construção de uma casa química para o sistema de tratamento de água, com adição de cloro e flúor.
“A falta de água e de pressão no bairro Santa Terezinha será resolvido com a assinatura deste importante convênio”, ressalta Júlio.