13/07/2012 - 07h31
A XI edição do Festival Araraquara Rock, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio do Sesc e Coca Cola, tem sequência nesta sexta-feira, dia 13, no Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira, no bairro Melhado. Os destaques das apresentações do dia fica para as bandas Eletrofan e Tokyo Savannah. A abertura do evento aconteceu nessa quinta-feira, dia 12, com a apresentação da banda Plebe Rude, no Sesc Araraquara.
Este ano, 38 bandas se apresentarão no festival, os destaques serão a Viper (sábado) e Garotos Podres e CPM, no domingo. A entrada será um quilo de alimento não perecível, que valem como ingresso, e posteriormente, serão distribuídos para instituições sociais de Araraquara.
Inicialmente as apresentações de sábado e domingo serão feitas no Palco Garagem contemplando as bandas araraquarenses, e depois no Palco Arena, com as bandas convidadas.
Além dos shows musicais, o Araraquara Rock tem uma programação paralela, que inclui atividades como cinema, exposições, workshops e outras intervenções artísticas.
Programação desta 6º feira:
Palco Arena
Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira
Av. Adhemar Pereira de Barros, s/n° - Melhado
Bandas contempladas pela seletiva nacional:
- 19h00 – Ganeshas:
“No início do século XXI, em pleno Rio de Janeiro, a milhares de quilômetros da Índia e do Nepal, Felipe Genes, Felipe Fernandes, Brenno Quadros, Bruno Keleta e Marcelo Castilho juntaram o que cada um tinha de melhor e montaram uma banda, com vários braços, cabeças e ideias. Ganeshas é um ‘trem’ bala em alta velocidade, uma oitava acima da Maria Fumaça, simbolicamente realizando o que a nossa geração tanto sonhou”. (Por Kledir Ramil)
- 19h30 – Fleeting Circus:
O nome Fleeting Circus significa “Circo Passageiro”, e faz uma crítica ao sensacionalismo. Busca representar como muitos fatos são transformados em grandes explosões midiáticas, e como na mesma força que estouram desaparecem sem deixar vestígios. Este é o sentimento da banda em relação à realidade, e como tudo na vida pode ter um fundo plástico.
- 20h00 – Doctor Mars:
Após mudanças na formação em 2010, contando com a entrada do baterista Bruno Mantovani, deram então, início no projeto batizado Doctor Mars. Influentes de Red Hot Chilli Peppers, Muse, Billy Talent, Under School Element, Marcus Miller, The Who, Beatles, Jojo Mayer, a Doctor Mars cria sua música de modo independente e autoral, resultado de uma extensa mistura musical verbalmente inexplicável.
- 20h30 – The Gramophones:
The Gramophones nasceu da vontade de Brunno Cunha, tecladista da cantora Pitty, e seu amigo Felipe Rangel em idealizar e criar um projeto independente onde pudessem imprimir sua sonoridade. Citando bandas como Led Zeppelin, Pearl Jam, Black Crowes e White Stripes como algumas de suas principais influências, os membros do The Gramophones criam suas músicas seguindo o estilo alternativo do rock e blues.
- 21h00 – Topsyturvy:
Desde o início a ideia da Topsyturvy foi fazer um som que fosse sincero com aquilo que sentiam e com o que são influenciados. A proposta era fazer uma música diferente do que faziam em suas bandas anteriores e agregar as mais diversas vertentes musicais sem se prender aos rótulos ou conceitos pré-estabelecidos, numa mescla de música brasileira, rock progressivo, stoner, punk e metal.
Bandas em destaque na cena, convidadas a participar:
- 21h30 – Eletrofan:
Boa promessa da nova safra indie nacional, a Eletrofan iniciou suas atividades em 2003. Após cinco anos, com nova formação, que conta com: Itaici Perez na guitarra; Wiliam Albino no vocal; Ali Jr. no baixo e Rafael Follonil na bateria, a Eletrofan acaba de finalizar o segundo CD intitulado Day Sky/Night Sky, gravado no Estúdio Nova.
- 22h30 – Tokyo Savannah:
Aqui, o lance é direto e sem meias palavras. Três caras no palco fazendo um som visceral que, se não vai salvar sua vida, vai deixar ela muito melhor, anote aí. Três caras no palco fazendo um show onde a frescura não aparece e fica só aquela necessidade de pular e mexer a cabeça. Despretensão, riffs rascantes e um rockabilly à flor da pele, graças a Deus. Pare. Olhe. Escute. O Tokyo Savannah está fora de controle batendo na sua porta. Ainda bem.