17/07/2012 - 02h38
As férias escolares do mês de julho serão repletas de descobertas para 640 crianças da rede pública de ensino. Beneficiados pelo programa Turismo do Saber – Litoral no Campo, iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo, os estudantes passarão a semana de 23 a 27 de julho interagindo com a natureza do interior paulista, adquirindo nova experiência de vida através do turismo.
Na atual edição serão 14 delegações. Cada uma delas é formada por meninos e meninas, estudantes com idades entre 9 e 11 anos. Eles ficarão hospedados nas escolas de nove municípios do interior paulista, conhecendo, através do turismo, uma realidade completamente nova. Cada delegação será acompanhada permanentemente por quatro monitores e um policial militar, que serão responsáveis pelos grupos.
Os estudantes participantes do Turismo do Saber receberão toda a estrutura para participarem do programa. O Governo do Estado será responsável pelo fornecimento do transporte dos grupos, capacitação dos coordenadores e monitores, material pedagógico, uniforme personalizado. Já os municípios anfitriãos fornecerão a alimentação dos grupos, além da hospedagem.
Para o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Cláudio Valverde, além de permitir uma vivência prática da atividade turística, a programa tem um forte apelo de inclusão. “Estamos incluindo essas crianças socialmente por meio do turismo, muitas delas terão o primeiro contato com as atrações da realidade do interior do Estado”, diz.
Ainda segundo o secretário, os alunos beneficiados atuarão como agentes na divulgação dos atrativos turísticos dos municípios visitados. “No retorno, cada aluno poderá compartilhar suas descobertas e novos conhecimentos com seus familiares e amigos, atuando de forma ativa na propaganda dos destinos”, explica Valverde.
EDIÇÕES ANTERIORES
Em sua primeira edição, realizada em julho de 2011, o programa levou 640 crianças de 16 cidades do litoral paulista para passarem cinco dias nas montanhas da Serra da Mantiqueira. Foi uma experiência única e inesquecível; a maior parte dos estudantes nunca tinha viajado antes.
Na segunda edição, os números foram maiores. Ao todo 1280 crianças de 32 municípios conheceram 15 cidades do litoral paulista. Muitas das crianças participantes realizaram tiveram a oportunidade de realizar o grande sonho de conhecer o mar.