Encontro de Lideranças Negras fortalece o interior na luta pela Igualdade Racial

17/07/2012 - 02h48

O Encontro de Lideranças Negras do Interior Paulista, realizado em Araraquara, no Centro Internacional de Convenção Doutor Nelson Barbieri, fortaleceu o Movimento Negro, segundo o jornalista Gerson Pedro, assessor de Combate ao Racismo da Prefeitura de Barueri (SP).
Para o jornalista Gerson Pedro, “a luta por mais Políticas Públicas na esfera federal para o combate ao racismo é um dos principais eixos do Movimento Negro que está crescendo com a força do Interior”.
A coordenadora do Centro de Referência Afro de Araraquara, Alessandra de Cássia Laurindo, avaliou como positivo o evento, no sentido de aproximar as relações institucionais entre os órgãos que trabalham a questão racial no estado de São Paulo e as lideranças do interior.
Representantes de 23 cidades, São Paulo, Barueri, Ribeirão Preto, Aguaí, Botucatu, Piracicaba, Fernandópolis, Rio Claro, Matão, Batatais, Taquaritinga, São Carlos, Campinas, Limeira, Brotas, Jundiaí, Jáu, Santa Gertrudes, Nova Europa, Américo Brasiliense, Leme, Dois Córregos, e Araraquara, debateram os rumos do Movimento Negro e a necessidade da formação de jovens lideranças.
Na abertura do evento, que foi organizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Governo e do Centro de Referência Afro, o professor Eduardo de Oliveira, recebeu uma homenagem póstuma durante a execução do Hino à Negritude, de sua autoria. Cabe ressaltar que o professor foi homenageado em vida com o nome da Biblioteca existente no Centro Afro.
O representante da Fundação Cultural Palmares, em São Paulo, Nuno Coelho, expôs a organograma do órgão e o funcionamento de vários departamentos que estão à disposição do Movimento Negro. Já o representante do Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial, Cláudio Silva, elogiou o trabalho da Cooperativa Acácia, que repercute no cenário nacional da reciclagem, valorizando o percentual de funcionárias negras. Silva elogiou o Encontro como uma ferramenta fundamental de integração regional com o estado e a descentralização de informação no combate ao racismo.
O presidente estadual do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Marcos Antonio Zito Alvarenga, elogiou a iniciativa de reunir as lideranças para fortalecer as instituições, conselhos e clubes sociais que combatem o racismo e valorizam a história do negro.
A Delegada Regional de Turismo, Lucia Helena Tavares de Oliveira, palestrou sobre a importância do Turismo Etnico Afrobrasileiro e as formas de empreendedorismo para geração de renda. 
O secretário municipal de Governo, Luiz Zaccarelli, também participou do evento.