Equipes de profissionais cuidam de pacientes impossibilitados de se locomoverem a uma unidade de saúde
27/07/2012 - 02h23
Desde o dia 6 de julho, duas equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara atuam no SAD - Melhor em Casa (Serviço de Atendimento Domiciliar), implantado pela Prefeitura no final de 2011, a partir de uma Portaria do Ministério da Saúde, visando aumentar a humanização no atendimento.
Compostas por um médico, um fisioterapeuta, um enfermeiro e quatro técnicos em cada grupo, além de um nutricionista que atua em ambos, as equipes dão suporte no atendimento a pacientes usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
Com veículos próprios do Serviço, as equipes atuam por todo o município, incluindo a zona rural, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Conforme determina a Portaria 2.527 do Ministério da Saúde, o SAD consiste no suporte ao atendimento nos casos em que o paciente não tem capacidade de locomoção para uma unidade de saúde do município. É necessário, também, que a família do paciente disponha de um cuidador para complementar o tratamento, além de oferecer condições ambientais adequadas na residência.
“Os critérios deste serviço são previamente determinados pelo Ministério da Saúde, mas é preciso deixar claro que não se trata de atendimento de emergência”, explica o enfermeiro Vagner Prates, coordenador do SAD, serviço diretamente vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
Outra atribuição das equipes diz respeito à capacitação do cuidador, também seguindo a determinação da Portaria do Ministério. “Os planos de atendimento são traçados independentemente de o paciente ter doença crônica ou de ter sofrido um acidente”, acrescenta Vagner.
As equipes do SAD vão até a casa do paciente a partir de indicações de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou por um hospital da rede pública.
As duas equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar de Araraquara iniciaram as atividades pelos bairros Vale do Sol e Selmi Dei. A meta é atender, por mês, até 60 pessoas.
Atuação em domicílio
Na tarde dessa quinta-feira (26), uma das equipes do SAD foi até a residência do motorista aposentado Antonio Ribeiro dos Santos, de 78 anos, na Rua Miguel Cortez, na Vila Melhado. No dia 30 de abril último, ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), ficou por mais de dois meses internado na Santa Casa e, atualmente, não consegue pronunciar qualquer palavra.
A equipe da Saúde capacitou a filha do paciente, Celina Ribeiro dos Santos, como cuidadora para complementar o atendimento diário, como ministrar medicamentos via oral e dar banho, entre outras ações que possam ajudar na recuperação.
“Para mim, está sendo excelente o trabalho do SAD”, elogiou Celina, que foi acompanhada pela mãe, Maria de Lordes Cruz Santos. “Tenho orgulho de receber essa equipe de profissionais para cuidar do meu marido”, complementou a dona de casa.
De acordo com a enfermeira Maria Regina Bilialba, que ressalta o trabalho de humanização do SAD, a atuação dos profissionais segue todas orientações do dr. Luis Cláudio Xavier, o médico da equipe.