Campanha anti-dengue será lançada em escolas municipais

Objetivo é incentivar mudança imediata na atitude da população e formar agentes mirins multiplicadores no combate ao mosquito transmissor da doença

17/03/2011 - 02h31

A Prefeitura de Araraquara, por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, inicia nesta quinta-feira (17) o projeto “Educação e Conscientização - Vigilância em Saúde”, uma campanha de intenso combate ao mosquito transmissor da dengue nas unidades municipais de ensino.
O objetivo é formar agentes multiplicadores na rede educacional, para que atuem junto aos demais servidores das escolas e comunidade local na colaboração para mudança imediata nas atitudes e no comportamento da população. O principio que será enfatizado no curso para atingir professores e alunos e por conseguinte, seus familiares, é concentrado no tema “Cidade educada, cidade sem dengue”. 
“A finalidade principal do prefeito Marcelo Barbieri com este programa é a transformação do professor no elemento central para conduzir o aluno, de forma interdisciplinar, aos temas relativos ao combate do mosquito transmissor da dengue, sempre voltado à questão da vigilância em saúde”, destacou o secretário da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino).
“Assim, conseqüentemente, formamos agentes mirins, que multiplicarão os conhecimentos em casa, para seus familiares e amigos e assim propagar a informação e incentivar a mudança real de atitude da população”, explica o secretário
De acordo com a secretária da Saúde, Dra. Regina Barbieri, a proposta pedagógica adotada, desenvolvida pelo grupo IEC (Instruindo, Educando, Comunicando), ajudará na formação de agentes.
“Precisamos de todo o apoio possível para conter o mosquito transmissor da dengue na nossa cidade e a criança tem um papel fundamental nesse combate, pois será o nosso agente fiscalizador no local onde mora. Para tanto, essa formação feita pelo IEC, seguida de campanha, habilitará o professor a ajudar a cidade nesse processo”, declarou Dra. Regina. 
Formação
Por tratar-se de uma proposta pedagógica, a metodologia que será aplicada pelo IEC possui três fases: implantação, acompanhamento e avaliação.
A primeira etapa do Programa terá inicio com um treinamento aos diretores e coordenadores pedagógicos onde serão explanados os objetivos, metas previstas, parcerias e a importância do professor no programa. Em seguida, nove professores de cada unidade, escolhidos pelo diretor, participarão de um curso de capacitação que orientará quanto à importância dos cuidados necessários para prevenção e combate ao mosquito, a morfologia e uma visão panorâmica, regional e nacional, sobre a situação epidemiológica da doença.
Os professores escolhidos pelas suas unidades serão distribuídos em três turmas, levando em consideração a interdisciplinaridade dos participantes, ou seja, cada professor saberá como abordar o tema de acordo com a disciplina que ministra.
Após as orientações recebidas na capacitação e o envio dos materiais didático-pedagógicos e de apoio, o professor incluirá no conteúdo os temas apresentados e os aplicará em sala de aula com foco na ação do aluno.
No segundo mês de aplicação do programa, o professor capacitado apresenta resultados e comentários. A avaliação será feita a partir das informações colhidas nessas reuniões.
Cada escola receberá, gratuitamente, para sua biblioteca um kit de material didático pedagógico, composto de DVD técnico, cartilha e jogo para ajudar no planejamento de ações lúdicas e aplicabilidade em sala de aula.
“Precisamos acabar com a dengue em nossa cidade e para isso vamos tomar todas as providencias necessárias no combate ao mosquito transmissor, educando e instruindo a população com a diminuição do lixo e acabando com a água parada, local de reprodução do Aedes Aegypti”, concluiu a secretária da Saúde.