Cerca de 400 pessoas e 50 caminhões percorrerão diversos bairros neste final de semana recolhendo inservíveis
Fotógrafo: João Pires/LBF
12/05/2011 - 03h23
Uma reunião na manhã dessa quarta-feira (11), no 6º andar da Prefeitura, definiu os detalhes do Mutirão da Limpeza Contra a Dengue, que será realizado neste próximo final de semana – sábado, dia 14, e domingo, 15 -, em diversos bairros de Araraquara.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, vereador Paulo Maranata, o mutirão contará com cerca de 400 pessoas, 50 caminhões e cinco ônibus. Além do pessoal da Vigilância Epidemiológica, voluntários das usinas Zanin, Maringá e Santa Cruz, e de empresas da cidade, também participarão do evento.
Após a concentração em Frente à Arena da Fonte, no sábado, às 7h, o mutirão percorrerá, nos dois dias, das 8h às 13h30, os bairros do Carmo, Jardim Morumbi, Santana, São Geraldo, Santa Angelina e Vale do Sol, entre outros, recolhendo materiais inservíveis. Segundo Feiz Mattar, coordenador de Vigilância em Saúde, o mutirão agirá por essas regiões, neste primeiro momento, por serem as mais afetadas pela doença.
Durante o recolhimento de latas e garrafas vazias, pneus velhos e outros materiais descartáveis que possam acumular água parada, potenciais criadouros do Aedes Aigypyt (o mosquito causador da dengue), o mutirão conversará com moradores dos bairros visitados sobre os riscos e as conseqüências da doença.
Vale ressaltar que restos de materiais de construção, galhos e folhas de árvores e lixo orgânico não serão recolhidos.
Parceria
“É importante que a população participe, separando todos os objetos que possam acumular água, e se transformar em criadouro do mosquito da dengue, e colocando na calçada, em frente das casas, para que as equipes da Prefeitura e voluntários possam recolher esses materiais”, enfatizou o coordenador.
Além das três usinas já citadas, também a Publiout, Transportadora Galeazzi, Provac Drim e Recicla Brasil, mais o Centralizado da Prefeitura, Daae e CTA são empresas parceiras no mutirão de limpeza contra a dengue.
Participaram da reunião, na Prefeitura, além de Maranata e Feiz Mattar, os secretários Luiz Zaccarelli (Governo) e José Antonio Spera (Comunicação), o gerente da Vigilância Sanitária, Rafael Dosualdo, e a gerente e o assistente técnico da Vigilância Epidemiológica, respectivamente Célia Regina Gonçalves de Souza e Nolasco de Melo Coelho Junior.