Alunos da Educação Complementar visitam exposição “Água na Oca” em São Paulo

40 alunos do CEC AABB participaram da mostra artística, tecnológica e interativa sobre a água, realizada no Parque do Ibirapuera

12/05/2011 - 03h28

Os 40 alunos do último ciclo do Centro de Educação Complementar (CEC) AABB Comunidade, unidade mantida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Banco do Brasil, visitaram na última semana a exposição “Água na Oca”, promovida pelo Instituto Sangari, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
O objetivo da visita, segundo a coordenadora do Programa Ana Paula Rosa Vaccari, foi oferecer aos alunos a experiência da vivencia em outros espaços, fora da unidade escolar. “As crianças e os adolescentes ficaram empolgados com a viagem, com a oportunidade de conhecer São Paulo e encantados com a exposição que aliou ciência, arte e tecnologia, por meio de instalações interativas, obras de arte, peças de acervo museológico, aquários reais e virtuais, fotografias e instalações audiovisuais”, conta a educadora.
“Observando essas inovações tecnológicas eles percebem a beleza do mundo e das artes, e a necessidade do consumo sustentável da água para a preservação da vida no planeta.
Além disso, muitos participantes não conheciam a Capital e a experiência de viajar com um grupo de amigos certamente ficará marcada na memória de todos eles”, afirma Ana Paula. 
Para o estudante Vagner Nascimento Pontes, de 10 anos, o passeio fez a diferença. 
“Aprendi muitas coisas interessantes, como: que algumas espécies de peixe são de água doce, outros de água salgada e que eles não conseguem se adaptar a outro tipo de água. Descobri também que temos pouca água potável e a água salgada até pode se transformar em doce mas além de ser muito caro, o sal iria poluir a natureza, então temos que economizar”, narrou. 
A aluna de 12 anos, Tatiane Mendes de Santana, ficou impressionada com as obras de arte. “A maneira como são feitas, a quantidade exata de água para dar o efeito que o artista queria, enfim, achei muito legal”, disse.
Para Ana Paula, a viagem foi possível devido a uma “grande união de esforços”. 
“Agradecemos muito pela colaboração do Instituto Sangari que concedeu a gratuidade dos convites para a exposição, da Prefeitura de Araraquara pelo fretamento do ônibus e pela disponibilização dos gêneros alimentícios. A Associação Atlética Banco do Brasil ajudou no preparo dos lanches. Somos gratos também a equipe pedagógica e de apoio pelo compromisso e aos pais responsáveis pela confiança”, reconhece a coordenadora.
A preparação prévia e os desdobramentos da visita em sala de aula, essenciais para bom aproveitamento da visita, deverão ser realizadas ao longo deste semestre.