Virada Cultural: Maria Gadú é a grande atração do primeiro dia na Praça Pedro de Toledo

Além de Maria Gadú, muitas outras apresentações marcam a programação do primeiro dia da Virada na Praça Pedro de Toledo

13/05/2011 - 05h27

Maria Gadú é a grande atração da programação do primeiro dia da Virada Cultural Paulista em Araraquara. Sua apresentação acontece na Praça Pedro de Toledo, à meia noite do sábado (14). A cantora, em apenas um ano a cantora viu a música que compôs com dez anos de idade virar hit nacional. Assim, lançou seu CD de estréia, recebeu a certificação de Disco de Platina - venda superior a 100 mil cópias -, fez mais de 100 shows por todo o país, venceu o Prêmio Multishow 2010 na categoria Melhor Álbum e ainda foi indicada ao Grammy Latino 2010 em duas categorias. Na Virada, ela apresenta seu último show e canta seus grandes sucessos.
Mas além de Maria Gadú, muitas outras apresentações marcam a programação do primeiro dia da Virada na Praça Pedro de Toledo – evento organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. No palco externo da Praça, a programação se inicia às 18h30, com o DJ Rafael Moraes, que também fecha a programação do primeiro dia, na mesma praça, pilotando sua pick up na madrugada, da 1h30 às 3h30.
O DJ traz apresenta familiaridade com os diversos ritmos e gêneros musicais caribenhos e brasileiros, além do soul, do jazz e da música eletrônica. Rafael Moraes realiza programas de rádio e produções musicais - todos pautados pelo bom gosto e pela sonoridade refinada.
Às 19h30 é a vez de Mariana Aydar – outra cantora bastante aguardada pelo público araraquarense – subir ao palco da Praça Pedro de Toledo. A cantora paulista, que estudou violoncelo, violão e canto, começou sua trajetória musical em 2000 quando ingressou a banda de Miltinho Edilberto, um violeiro muito conhecido pelo público do forró pé-de-serra. Sua voz transita do samba e forró até as sonoridades mais contemporâneas, o que torna Mariana um dos principais nomes da nova MPB.
Em frente ao palco externo da Praça, às 20h30, o grupo de intervenção cênicas,  Sextasy apresenta “Alquimia com Fogo”. Na performance, dois artistas muito teimosos resolvem pintar as chamas de suas tochas, provando que o fogo pode ter outras cores além do vermelho.
A banda Flor de Abóbora  chega às 21h, com um repertório diversificado e descontraído, composto por clássicos da MPB, samba rock, funk, pop e samba. Influenciada por diversos segmentos da música brasileira, a banda de Araraquara deve embalar o público com versões criativas das músicas que marcaram o imaginário nacional. A banda promete valorizar a prática da dança a dois, há muito esquecida, e colocar todo mundo para gingar.
O grupo Sextasy retorna à frente do palco externo, às 22h, com “Fazendo Vento”, onde os dois artistas, com suas flags dão origem ao vento. Assim, quando as pessoas sentirem uma brisa em seus rostos, daí em diante, saberão que eles estão chegando.
É às 22h30 que o compositor e multi-intrumentista Marcelo Jeneci realiza seu show. Seu álbum de estréia, "Feito Pra Acabar", foi considerado um dos melhores discos de 2010 e figura a lista dos 50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000. Ao mesmo tempo em que lança seu primeiro disco, Jeneci comemora mais de uma década de carreira musical como instrumentista. Sua trajetória é marcada por parcerias e colaborações com grandes nomes da música nacional. Este show é destaque na edição de maio da revista Bravo, que indica a programação da Virada Cultural em Araraquara como uma das melhores do Estado. 
 “Vamos Misturar” marca a terceira aparição do grupo de teatro Sextasy à Praça Pedro de Toledo, às 23h30. Com fogo e flags, os artistas convidarão o público para ficar mais perto deles, fazendo com que sintam o calor do fogo e a brisa do vento e propondo diferentes tipos de sensação ao mesmo tempo.
A programação da Praça Pedro de Toledo, nesta “primeira etapa” das 24 horas de arte e cultura proposta pela Virada Cultural, se encerra com o show de Maria Gadú e a apresentação do DJ Rafael Moraes e continua no Teatro Wallace, na Canja da Virada, com Tokyo Savannah (Rock anos 60) e o filme “A Prova de Morte”, de Tarantino, na Casa da Cultura. 
No domingo, a programação será retomada na Praça Pedro de Toledo, às 8 horas, com a "Poesia na Janela", que apresenta atores da cidade, seguida pela apresentação de "Chorinho da Manhã".A programação continua com: “ Puxada de Rede” e “Maculelê”, às 8h30, com o Projeto Capoeira Para Todos, do Mestre Toninho; às 9h, apresentação do espetáculo Humanimal das Oficinas Culturais Municipais e em seguida a Escola de Dança Iracema Nogueira, com performances envolvendo várias linguagens artísticas. 
Às 10h a Virada Cultural continua com sua programação na Igreja de Santa Cruz com um Trio Brasil, instrumentistas da OSESP. No Teatro Municipal: o grupo Pandéia apresenta o espetáculo infantil "Viagem ao faz de Conta" (10h30). Em frente, às 12h30,o grupo de Teatro Notívagos Burlescos apresenta a intervenção "A La Carte", e às 13h, no palco interno do teatro, haverá o espetáculo "Arpana", com dança indiana.
A partir das 14h do domingo,  no Palco Principal da Praça Pedro de Toledo, haverá apresentação da Banda  “Do Amor”, seguida por: “Pré-Visões Palhacísticas”, com BubiôFicô Lô (15h), Grooveria (15h30), “Conforme a Música”, com BubiôFicô Lô (16h30), e fechando a programação o show do músico Dominguinhos e banda (17h).

Virada Cultural Araraquara

Veja como retirar seu ingresso com antecedênciaPara as apresentações da Virada Cultural Paulista no palco interno do Teatro Municipal, com capacidade de público limitada, é necessário que se faça a retirada do ingresso com antecedência. 
Para evitar aglomerações, 20% dos ingressos para os espetáculos da Virada, tanto do sábado como do domingo (dias 14 e 15), poderão ser retirados na manhã do sábado, a partir das 9 horas, no Teatro Municipal. Os outros 80% serão distribuídos uma hora antes do início de cada um dos eventos.
O Teatro Municipal de Araraquara, com capacidade para 460 lugares e dois para cadeirantes.   

Teatro Municipal de Araraquara
18h: Abertura Oficial - Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
18h00: IX Território da Arte - Mostra de Artes Visuais
20h - 20h30: Regentes de Gente - BubiôFicô Lô
20h30 - 21h30: As Pagus
21h30 - 22h: Revelando Segredos - BubiôFicô Lô (em frente ao teatro)
22h30 - 23h30: Zeca Collares
23h30 - 0h: Movimento da Tocha Olímpica - BubiôFicô Lô
0h30 - 2h: Nina Becker
2h - 2h30: Bora Embalar-se - BubiôFicô Lô
2h30 - 3h30: Angela Dip
10h30 - 11h30: Viagem ao faz de conta - Grupo Pandéia
12h30 - 13h: A La Carte - grupo Notívagos Burlescos
13h - 14h: Arpana
14h - 14h30: Teatro em Pilulas - Grupo Notívagos Burlescos
15h - 16h: Anna Setton
16h - 16h30: A MalAintencionada - Atrupelados
16h30 - 18h: Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano