Semáforos das Roseiras começam a operar no dia 19

Foram instalados 29 semáforos, incluindo o de pedestre

Fotógrafo: João Pires/LBF
14/05/2011 - 03h25

O sistema de semáforos instalado na rotatória do Jardim das Roseiras vai entrar em funcionamento na quinta-feira, dia 19. A confirmação foi feita pelo prefeito Marcelo Barbieri, que visitou o local na manhã dessa quinta-feira e constatou que todos os equipamentos já foram instalados e a Secretaria de Trânsito e Transportes está concluindo a sinalização.  “Já concluímos as obras de estreitamento da rotatória e a abertura no canteiro central da Via Expressa, na altura da José Parisi. Nessa madrugada vamos realizar os testes para que o sistema possa entrar em operação nos próximos dias”, afirmou o prefeito Marcelo.
Foram instalados 29 semáforos, incluindo o de pedestre para a travessia na Alameda Paulista. As lâmpadas são de led, que impedem o contraste solar e geram cerca de 80% de economia de energia. A Secretaria de Trânsito colocou placas indicativas e está concluindo a sinalização horizontal do trecho, para isso, de acordo com o secretário da Pasta, coronel Cid Monteiro de Barros, os funcionários estão trabalhando durante a madrugada, período em que o fluxo de veículos diminui.
Posteriormente será feito o fechamento na alça da rotatória no acesso à Vila Xavier para quem vem da Luiz Alberto. O desvio será pela Avenida José Parisi. O acesso à Via Expressa para os veículos de origem da Luiz Alberto fica mantido.
A rotatória das Roseiras possui hoje quatro origens de veículos: Via Expressa, Luiz Alberto, Maurício Galli e Alameda Paulista. Esse número será reduzido para três com o bloqueio no acesso à Vila Xavier pela Avenida Luiz Alberto. Quem vem por essa via terá que entrar na Emílio Ribas (que passa ao lado do Empório das Roseiras) e pegar a José Parisi e atravessar a Via Expressa, onde foi feito o corte do canteiro para o acesso à rotatória.
Quem segue pela Via Expressa (sentido Centro-bairro) continua tendo três opções de acesso, mas o fluxo foi reorganizado com o alargamento da rua, devido à redução do balão, e com a instalação de sinalização com indicação numeral na própria via. Faixa 1: acesso à Luiz Alberto e retorno; faixa 2: acesso à Maurício Galli; e faixa 3: acesso à Alameda Paulista. Os veículos de origem (sentido bairro-Centro) da Maurício Galli e da Alameda Paulista também continuam com as três possibilidades de acesso.
“Essas mudanças têm como principal objetivo melhorar a segurança do trânsito do local, reorganizando todo o tráfego”, disse o prefeito Marcelo. Esse é o local de maior fluxo de Araraquara, com cerca de 7 mil veículos por hora, segundo estatísticas recentes.
“Vai melhorar a segurança, principalmente dos pedestres, e a própria fluidez do local”, garantiu o secretário. “Existia um entrelaçamento de veículos e com a semaforização é dado o direito de passagem intercalada. Vai levar um tempo para que os motoristas se habituem às mudanças, mas a segurança proporcionada será visível”, salientou o gerente de Operações de Trânsito da Prefeitura, engenheiro Gerhard Schneider Jr.
O investimento foi em torno de R$ 300 mil, sendo a mão-de-obra da própria Prefeitura e o material adquirido por meio de uma contrapartida com a construtora MRV, que tem empreendimentos imobiliários no eixo da Rua Mauricio Galli.