17/05/2011 - 02h55
O livro “Macunaíma”, de Mário de Andrade, é o foco do Ciclo de Estudos ”Literatura Sociedade e Cultura” que será apresentado na quarta-feira (18), na Biblioteca Pública Municipal. A obra, de 1928, é considerada um dos grandes romances Modernistas do Brasil.
O Ciclo de Estudos “Literatura Sociedade e Cultura” apresenta palestras sobre obras literárias indicadas para o vestibular, numa realização da Secretaria de Estado da Cultura - através da Oficina Cultural Regional Lélia Abramo, e em parceria com a Prefeitura Municipal - Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
As aulas acontecem no auditório da Biblioteca Municipal, às quartas-feiras, das 15 às 17 horas, e são indicadas para alunos que irão prestar o vestibular. As atividades, monitoradas por Haroldo José de Campos, têm produção da POIESIS - Organização Social de Cultura.
Em “Macunaíma”, a personagem-título, um herói sem nenhum caráter (anti-herói), é um índio que representa o povo brasileiro, mostrando a atração pela cidade grande de São Paulo e pela máquina. A obra é escrita sob a ótica cômica, com uma estrutura inovadora, não seguindo uma ordem cronológica e espacial. Aspectos ilógicos, fantasiosos e lendas, além de críticas à miscigenação étnica e religiosa e à linguagem culta no Brasil, são apresentados no livro.
O romance representa o multi-culturalismo brasileiro e valoriza as raízes e a linguagem dos brasileiros, buscando aproximar a língua escrita ao modo de falar paulistano.
O Ciclo segue com atividades até o dia 29 de junho, com entrada franca. Neste mês ainda haverá a discussão sobre “A Queda da Casa de Usher”, no dia 25. Em junho o programa apresenta: “Dom Casmurro” (01), “Vidas Secas” (08), “Primeiros Cantos” (15), “Primeiras Estórias” (22), “A Santa Joana dos Matadouros” (29).
Os interessados devem se inscrever na própria biblioteca, na hora do evento. Mais informações pelos fones: (16) 3324-3946 ou 3332-0777.