Presidente Boi prestigia 2ª Festa de Ogum

Evento tornou Araraquara Capital Espiritual das Religiões de Matriz Africana

17/05/2011 - 03h05

O vereador Aluisio Braz (Boi-PMDB), prestigiou na tarde de domingo, 15, no Ginásio Municipal de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” (Ginásio da Pista), a realização da 2ª Festa de Ogum, promoção da Federação Espírita de Umbanda e Candomblé Morada do Sol, presidida por José Francisco de D`Ogum. Presentes ainda na solenidade de abertura o prefeito Marcelo Barbieri, a coordenadora especial da Promoção da Igualdade Racial, Alessandra de Cassia Laurindo e Pai Guimarães, dos Guerreiros de Ogum, de São Paulo.
Segundo José Francisco, a promoção foi à forma da Federação e adeptos das religiões de Matriz Africana reverenciar “o guerreiro valente que cuida da gente que sofre demais. 
Cavaleiro do céu, escudeiro fiel mensageiro da paz, São Jorge – Ogum. Ogum, Senhor da Guerra, é uma divindade da cultura Iorubá, da região onde se localiza hoje a Nigéria. 
Naquela região é lembrado como conquistador e caçador, que sempre defendeu seu povo e alimentou sua tribo. No Brasil a figura de Ogum é representada por São Jorge.
Falando na oportunidade o presidente “Boi” destacou a importância da realização, exprimindo sua alegria em vivenciar a homenagem de uma religião de matriz africana. 
Lembrou também que no Brasil, devido à escravidão, os escravos exaltavam outros aspectos da divindade de Ogum, e contemplando seus anseios de liberdade o destacavam pelo seu aspecto guerreiro, “o general valente, destemido e estratégico, aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução”.
O presidente “Boi” citado pela organização pela forma como atuou direcionando todos seus esforços no sentido de colaborar para a realização do evento foi recebido carinhosamente por mães e pais de Santo e seus filhos de fé. “Boi” teve então a oportunidade de conversar, ouvindo agradecimentos pelo esforço concentrado na realização e aprofundar-se na doutrina umbandista.
Afirmou o vereador que a realização neste ano mais uma vez demonstrou a capacidade dos organizadores o espírito fraterno de união que impera entre umbandista e adeptos do candomblé, afiançando que Araraquara sediava um dos mais importantes eventos da doutrina cujas raízes remontam ao continente africano, continente que teve seus filhos arrancados e transformados em escravos, e após luta, já como homens livres se transformaram em alicerce do progresso e desenvolvimento do Brasil.
Presente na Festa de Ogum o prefeito Marcelo Barbieri, que contribuiu de forma significativa para sua realização, afirmou ser aquela uma demonstração plena de religiosidade, lembrando que segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos Orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um Orixá valente, traz na espada tudo que busca, sendo protetor dos policiais, ferreiros, escultores, caminhoneiros e todos os guerreiros. A Federação Espírita de Umbanda e Candomblé do estado de São Paulo – FECUMSOL, fundada em 25 de abril de 2010 por José Francisco D`Ogum visa aglutinar e apoiar as religiões  de matriz africana de Araraquara e região. Seu Templo esta localizado no jardim Silvestre.