Acácia pede a João Farias que encaminhe propostas para o crescimento da cooperativa

Medidas favoreceriam a obtenção de recursos em linhas de crédito para programas de coleta seletiva

17/03/2011 - 02h39

O vereador João Farias (PRB) visitou as instalações da Cooperativa Acácia, atendendo convite feito pela direção da entidade, que coleta, separa e dá destinação aos materiais recicláveis em Araraquara. A cooperativa enfrenta um momento sensível na sua existência na cidade. Ela está recebendo do município a doação de uma área de 2.501,64 metros quadrados, para o desenvolvimento de suas atividades, mas ao mesmo tempo a cessão de uso da atual para atuar na cidade vence no final deste ano.
O processo de doação da área já considera que a cooperativa atende todas as condições para ter a parceria com o município renovada por mais um período. E é a definição deste período que motivou a direção da entidade a pedir a visita de João Farias. A primeira parceria da Acácia com o município foi firmada por seis anos. Na renovação, a administração municipal propõe período igual. Mas, ele não atende as necessidades da Acácia que pretende captar recursos em programas que liberam dinheiro para o segmento, alguns a fundo perdido, ou seja, não precisam ser devolvidos. Estes programas exigem parceria de 20 anos para a liberação. Outras linhas de crédito levam em conta as mesmas condições.
Outro pedido feito ao vereador é a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN. João Farias assumiu o compromisso de levar as reivindicações da cooperativa à prefeitura, dialogando diretamente com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB). “Entendo que são reivindicações justas e muito necessárias para a evolução da atuação da Acácia na cidade. Quanto ao período reivindicado, vou defender o argumento, pois entendo que nas condições atuais, de fato a cooperativa não conseguirá se enquadrar nas exigências das linhas de crédito para o setor. Já o pedido de redução da alíquota do ISSQN, é preciso encontrar um amparo legal que proteja a medida”, justificou Farias.
Para o parlamentar a cooperativa tem uma atuação muito importante na sociedade. “A Acácia colabora no cuidado com o meio ambiente, mas a virtude maior é a geração de emprego e renda, e o grande papel de inclusão social que realiza com os cooperados. É preciso que a sociedade reconheça a contribuição da cooperativa na cidade. Sou um aliado, e disse isso na reunião. A Acácia precisa avançar mais, e vai conseguir isso”, relatou. 
 
A Acácia
Criada em 2001, objetiva a autogestão e a inclusão social e econômica de seus cooperados, a preservação do meio ambiente e a consolidação da categoria dos catadores de matérias recicláveis no Brasil. Hoje conta com 180 cooperados, que arrecadam cerca de 400 toneladas de materiais por mês.