Mutirão contra a dengue recolhe 30 toneladas de materiais

Equipes atuaram no fim de semana por bairros de Araraquara

17/05/2011 - 03h11

O Mutirão da Limpeza Contra a Dengue, realizado no fim de semana em diversos bairros de Araraquara, recolheu cerca de trinta toneladas de materiais inservíveis, potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, o causador da doença. 
Realizado pela Prefeitura, em parceria com a Publiout, Transportadora Galeazzi, Provac Drim, Recicla Brasil e usinas Zanin, Maringá e Santa Cruz, além do Tiro de Guerra, Daae e CTA, o mutirão passou pelo Jardim Morumbi, Carmo, Santana, São Geraldo, Santa Angelina e Vale do Sol, entre outros bairros vizinhos.
O prefeito Marcelo Barbieri, que participou da abertura dos trabalhos das equipes, no sábado (14), destacou a parceria com as empresas participantes da cruzada contra o Aedes e enfatizou a necessidade da conscientização da cidade sobre os riscos da doença.
“É importante que todos tenham consciência do perigo da dengue para, juntos, vencermos esta batalha”, enfatizou Marcelo.
Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde, Feiz Mattar, parte da população não colocou os materiais inservíveis nas ruas. Apesar disso, ele considerou boa a quantidade recolhida e também agradeceu a colaboração das empresas parceiras da Prefeitura e das entidades no mutirão. 

Ação positiva 

Para o secretário de Serviços Públicos, Paulo Maranata, o trabalho dos agentes das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, feito com os soldados do Tiro de Guerra e os trabalhadores das três usinas, foi “altamente positivo”. 
As equipes atuaram com 47 caminhões e quatro ônibus - veículos da própria Prefeitura e das empresas parceiras -, entre 8h e 13h30 do sábado, dia 14, e no domingo, 15. 
Durante o recolhimento de latas e garrafas vazias, pneus velhos e outros materiais que acumulam água e servem de criadouros do Aedes aegypti, os integrantes do mutirão conversavam com moradores sobre como evitar a proliferação da dengue na cidade.