Confirmação oficial se dará no próximo dia 20; eleitos tomam posse em 31 de maio para mandato de três anos
Fotógrafo: João Pires/LBF
17/05/2011 - 03h13
Cerca de três mil eleitores escolheram no domingo (15), através de voto direto, os dez próximos integrantes dos dois Conselhos Tutelares de Araraquara, que deverão tomar posse no dia 31de maio. O prefeito Marcelo Barbieri votou no período da manhã e elogiou a participação da população no pleito.
Se nesta terça-feira (17) e quarta (18) não houver nenhum recurso, como previsto em edital, os cinco primeiros colocados de cada Conselho serão confirmados oficialmente no dia 20 de maio para os próximos três anos de mandato.
De acordo com o presidente do Comcriar (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara), Samuel Brasil Bueno, a participação da população araraquarense foi “bastante expressiva”, ou três vezes maior que na eleição anterior, de 2008.
Pelo Conselho Tutelar I, que compõe a Região Central de Araraquara e o sentido Oeste da cidade, foram eleitos, pela ordem, Ana Cláudia Laroca, Walter Silva Fraga, Nadiny Helen Munhos Pavani, Maria Carla Oliveira Faria e Plínio Cesar Silva.
Para o Conselho Tutelar II que compõe a região da Grande Vila Xavier, no sentido Leste, os escolhidos são Manoel Nunes da Silva, Luis Carlos dos Santos Rocha, Andréia de Oliveira Miranda Fraga, Flávia Saletti Greco Dotoli e Gabriela Balducci Roslindo.
Reconhecimento
O prefeito Marcelo Barbieri, que votou por volta das 11h, junto com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, considerou positiva a participação da população araraquarense na escolha dos novos conselheiros, mesmo sem ter a obrigatoriedade do voto.
“É uma demonstração do apoio da sociedade civil às ações do Poder Público (Executivo, Legislativo e Judiciário) para proteger a criança e o adolescente”, disse Marcelo. Também o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico Valter Merlos votou no domingo.
Ao todo, 32 candidatos (20 para o Conselho Tutelar I, e 12 para o Conselho Tutelar II), disputaram as dez vagas. A eleição foi realizada entre 8h e 17h, na Escola Estadual João Manoel do Amaral, na Fonte Luminosa, e a apuração, feita na própria escola, teve início por volta das 18h30 e terminou às 2h dessa segunda, 16.
Samuel Brasil Bueno reforça que os conselheiros eleitos terão a missão de “proteger a criança e o adolescente de qualquer forma de violência física, psicológica ou sexual, ou outra situação que comprometa o seu desenvolvimento”.
Os novos eleitos assumirão no próximo dia 31 para um mandato de três anos, até 2014. O salário é de R$ 1,2 mil por seis horas diárias de trabalho, além da escala de plantão.