Conforme balanço da Defesa civil, somente no ano passado foram contabilizados no município mais de 340 casos de incêndios
18/05/2011 - 02h17
Até o mês de agosto, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizam, em Araraquara, a campanha de conscientização contra as queimadas.
Segundo o coordenador executivo da Defesa Civil, Edson Adalberto Alves, a campanha também promove ações de prevenção, principalmente nos bairros mais afetados pelas queimadas de acordo com os números registrados em 2010.
Conforme balanço da Defesa civil, somente no ano passado foram contabilizados no município mais de 340 casos de incêndios. Edson Alves acrescenta que além ministrar palestras nas escolas, agentes e voluntários atuam pelos bairros da cidade. A campanha distribui panfletos explicativos sobre as conseqüências das queimadas para a saúde da população e os danos ao meio ambiente. “O objetivo é motivar a população para denunciar os focos e autores de queimadas urbanas e, principalmente, orientar para que não provoque incêndios de nenhuma espécie”, acrescenta Edson Adalberto Alves.
Ainda segundo o coordenador, a Defesa Civil conta com o apoio da Guarda Civil Ambiental, que irá intensificar os trabalhos de patrulhamento com vistas às queimadas urbanas e também na identificação dos autores.
Crime ambiental
A queimada urbana é proibida pela legislação federal e pelo Código de Posturas do município.
Para quem comete um crime ambiental, que cause poluição de qualquer natureza e resulte em danos à saúde humana, ou provoque a morte de animais ou a destruição significativa da flora, a pena é de um a quatro anos de reclusão e pagamento de multa. Se o crime for considerado culposo, a detenção é de seis meses a um ano, além de multa.
Em 2010, foram registrados em Araraquara 226 incêndios em terrenos baldios e 120 em matas. E de janeiro a abril deste ano, já estão computadas 55 chamadas para incêndios em terrenos urbanos e outras 19 em matas.
As denúncias contra incêndios urbanos ou rurais podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (16) 3301-9000; na Defesa Civil, telefone 199; ou Polícia Militar, número 190.