Esta é a 14ª edição da EMEF na competição. Em 2008, devido à ótima pontuação, a escola participou da etapa brasileira e levou duas alunas ao Rio de Ja
Fotógrafo: João Pires/LBF
20/05/2011 - 04h38
A Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF “Olga Ferreira Campos”, do Jardim Universal, participou neste ano da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), evento organizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas.
Esta será a 14ª edição da escola na competição, que é aberta à participação de escolas públicas, privadas, urbanas e rurais, e destinada aos alunos dos ensinos fundamental e médio. Tanto a preparação para a prova como a aplicação são realizadas dentro da própria escola, em uma única fase do ano letivo, sempre em maio.
Segundo a diretora da EMEF, Cláudia Lemos, a participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Mesmo assim, a unidade participa desde 2005 e tem a tradição de bons resultados. “Em 2008 tivemos duas alunas da nossa escola com ótima pontuação na prova, que pelo desempenho, foram convidadas e participaram da Jornada da Astronomia e Energia, realizada no Rio de Janeiro. Foi uma experiência que, com certeza, jamais será esquecida por elas e pela escola”, contou.
A professora-coordenadora responsável pela organização da OBA na EMEF, Silvania Cristina Silva Bossolani, explica que são necessários exercícios preparatórios para a prova e atividades que são propostas pela OBA, como a medição do volume dos planetas e das distâncias entre eles, relógios de Sol, localização de estrelas e constelações, entre outras.
O diferencial, no entanto, está na atividade mais esperada pelos estudantes: aulas noturnas para observação do céu. “Desde 2007 levamos os alunos para observar o céu com a ajuda de binóculos e lunetas. Neste ano, com a ajuda do nosso colaborador da escola e entusiasta do assunto Agnaldo Servo, acompanhado pelo amigo Pereira, ambos integrantes do grupo de astronomia amadora AATEU, os educando puderam observar a lua e as estrelas mais de perto, com ajuda de um telescópio mais potente, que proporcionou também a vista do Planeta Saturno, Nebulosas e Aglomerada”, contou a professora.
“Foi muito interessante, pois instigou a curiosidade dos alunos, que ficaram fascinados com a possibilidade de olhar as estrelas tão de perto por meio daquele equipamento, novo para eles. Neste exercício os estudantes puderam também tirar dúvidas sobre o que foi aprendido teoricamente, em sala de aula”, acrescentou Silvania.
Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Os 10 estudantes com melhor pontuação recebem medalhas de ouro, prata ou bronze. “Todos os anos temos medalhistas na escola e a expectativa para este ano é que consigamos manter essa media”, completa a Cláudia.
Jardim Paraíso
Na Escola Municipal de ensino Fundamental “Luis Roberto Salinas Fortes”, do Jardim Paraíso, alunos e professores também realizaram as tarefas propostas pela OBA para contribuir na preparação para a Olimpíada.
Atividades individuais e em grupos de alunos, orientados pela professora-coordenadora Ana Paula Guarati da Silva, foram desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. Na EMEF do Jardim Paraíso também foram realizadas aulas noturnas para observação do céu, com a mesma equipe que auxiliou a escola do Jardim Universal.