O prefeito Marcelo Barbieri recepcionou o general Adhemar da Costa Machado Filho, comandante militar da Região Sudeste
20/05/2011 - 04h52
O general de Exército, Adhemar da Costa Machado Filho, comandante militar da Região Sudeste, visitou Araraquara nessa quinta-feira (19) para avaliar a possibilidade de instalação de uma Base Militar na cidade.
Reivindicada pelo prefeito desde 2009, a Base do Exército vai garantir mais segurança para toda a região. Entre os motivos da solicitação, Marcelo destacou a presença da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, e a instalação da Araraquara II Transmissora de Energia, que vai distribuir energia elétrica vinda do Rio Madeira, em Rondônia, para diversos municípios da região Sudeste, principalmente dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
“Essa proposta tem um grande alcance estratégico, que vai ao encontro da missão do Exército Nacional, que é proteger nosso território e toda essa estrutura. É um projeto excelente”, avaliou o general. O comandante militar do Sudeste afirmou, ainda, que a decisão de instalação de um quartel é uma decisão do alto comando do Exército, mas que o projeto encaminhado pelo prefeito tem o seu aval.
“É claro que todo prefeito gostaria de ter um quartel do exército em sua cidade, mas existem critérios que definem a implantação e Araraquara, a meu ver, tem prioridade”, declarou o general Adhemar, destacando que a fábrica da Embraer e a distribuidora de energia são extremamente importantes para o desenvolvimento do País.
O prefeito Marcelo Barbieri lembrou que no ano passado o então comandante militar do Sudeste, general de Exército João Carlos Vilela Morgero, hoje no alto comando do Exército em Brasília, visitou Araraquara para conhecer as possíveis áreas para a futura Base Operacional.
“Acreditamos que existe uma simpatia do Exército por esse projeto. Araraquara está, cada vez mais, se tornando uma região estratégica no Brasil, o que justifica a necessidade de uma maior segurança e defesa do nosso território”, afirmou o prefeito Marcelo Barbieri.
O prefeito informou que vai fazer um convite ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, para que venha a Araraquara avaliar melhor o projeto e conhecer as áreas que podem receber a unidade militar.
O general Adhemar agradeceu a hospitalidade do prefeito, quem ele considera um “grande conhecedor da defesa nacional”, por ter atuado durante 12 anos da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados.