Fotógrafo: João Pires/LBF
24/05/2011 - 03h16
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, está ampliando o combate à dengue em Araraquara, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino do Governo do Estado de São Paulo. A ação conta com apoio de diretores e professores das 27 escolas estaduais do município.
No primeiro encontro realizado na sexta-feira (20), na sede da Diretoria, que fica na Rua Carvalho Filho (Rua Zero), na antiga escola estadual Carlos Batista Magalhães, o coordenador executivo em Vigilância e Saúde, Feiz Mattar, apresentou um balanço da situação. Feiz reforçou a necessidade do trabalho constante na prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue.
Em seguida, o responsável pelo grupo de Educação e Saúde, da Vigilância Epidemiológica, Luís Eduardo Tagliacozzo, explicou o projeto que busca influenciar na mudança de comportamento e atitudes de pais e alunos da rede estadual. A meta, segundo ele, é o cuidado em casa e no trabalho para eliminar possíveis criadouros do mosquito causador da dengue.
“Já realizamos o mesmo trabalho na rede municipal, em cerca de 60 unidades de ensino, abrangendo todas as creches, escolas de ensino fundamental e centros de educação complementar. Agora vamos expandir o projeto para a rede estadual de ensino fundamental e médio”, resumiu Eduardo.
Para a dirigente estadual de Ensino, Maria José Serra Vicente Zaccarro, a questão da dengue é muito séria e o trabalho dos professores e diretores das escolas, na formação dos alunos como agentes multiplicadores de ações de combate, vai atingir um universo de 22 mil estudantes da rede estadual no município.
A próxima etapa do projeto, que prevê a capacitação da diretoria das escolas, ocorrerá no dia 15 de junho, também na sede da Diretoria Regional de Ensino.