Escola Municipal de Dança ganha iluminação cênica e som profissional para o palco

Conquista abre portas para realização de eventos artístico-culturais

Fotógrafo: João Pires/LBF
25/05/2011 - 04h05

A Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” (EMD) já começou nesta semana a ensaiar a apresentação de seus espetáculos em um palco equipado com iluminação cênica e som profissional.
Os aparelhamentos adquiridos pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), atendem a uma reivindicação da própria escola, que visa familiarizar os alunos às tecnologias profissionais utilizadas na produção do palco para espetáculos.
De acordo com a gestora da unidade, Vivian Ibelli Tavares, o palco estava preparado para abrigar as aulas de teatro contando apenas com uma iluminação para sala de aula, o que limitava a utilização do espaço e a realização de eventos artístico-culturais. “A Prefeitura vêm investindo na EMD desde sua inauguração e agora conquistamos a instalação de 14 refletores de luz, caixas de som para retorno e caixas de som amplificadas na frente do palco, além de mesa de controle com entrada para microfones e demais aparelhos. Este contato dos alunos com a iluminação cênica desde os ensaios na própria escola trará melhor desempenho no momento da apresentação e a oportunidade de conhecerem a estrutura técnica da produção”, contou a gestora.
“Já estamos utilizando a iluminação e o som para os ensaios das coreografias que fazem parte do Espetáculo “Amigo Vinicius”, que estréia nesta quinta-feira (26 de maio), como parte da programação da Semana do Sapateado, no Teatro Municipal”, acrescenta Vivian.
O palco da EMD já está agendado para a realização de um encontro de educadores do programa de educação complementar sobre Arte Contemporânea, desenvolvido pela Fundação Bienal de São Paulo, no dia 3 de junho.
Segundo o secretário da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), a intenção é continuar investindo no Programa de Educação Complementar (PEC) da cidade. “O objetivo é garantir uma melhora no desenvolvimento social e cultural dos alunos, com atendimento integral de qualidade. Para que isso aconteça é de fundamental importância que os educadores não tenham preocupação com a infraestrutura do prédio, para que se dediquem exclusivamente no atendimento das crianças e adolescentes do PEC”, destacou Nino.
“Este ano estamos reformando duas unidades do PEC, o CEC Aléscio (Jardim Pinheiros) e o CEC Piaquara (Vila Xavier). Realizamos uma pequena reforma no Cec Fundecitrus (Melhado) em 2010 e equipamos todos com laboratórios de informatica e internet banda larga. O prefeito Marcelo Barbieri colocou a educação como prioridade e o ensino complementar é tambem uma bandeira e continuará recebendo melhorias constantes”, acrescentou o secretário.

Futuro artístico
Segundo explica a gestora, a Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” prima pelo aprendizado teórico e prático das artes cênicas, despertando não apenas o interesse dos alunos em dançar ou representar, mas também em possibilitar o contato com as diversas funções que compõem uma produção artística seja dança, teatro e outras.
No decorrer de seis anos de curso, os alunos têm contato com possível futuro profissional, seja como bailarino, ator, diretor, sonoplasta, iluminador e etc. “Mesmo que o aluno opte por outro caminho que não o artístico, estaremos formando conhecedores de arte, consumidores, admiradores de produções artísticas e acima de tudo, seres humanos sensíveis, críticos e autônomos. Trabalhamos com educação através do fazer artístico”, conclui Vivian.