Santana consegue mudança de local para abrigo de cães vítimas de maus tratos

Vizinhos apóiam serviço, mas sofrem incômodo com latidos no período noturno

25/05/2011 - 04h21

O vereador Tenente Santana (PSDB) foi chamado pelos moradores da única quadra da Avenida Carolina Bonavina do Amaral, no Jardim Pinheiros II, para pedirem apoio na solução de um problema que enfrentam diariamente, mais precisamente no período noturno.
Exatamente defronte suas residências está o Escritório de Apoio Técnico e Engenharia da Secretaria do Meio Ambiente, que abriga os animais recolhidos por maus tratos. A obrigação de abrigar foi determinada pelo Ministério Público. 
No momento estão 30 cães, alguns poucos gatos e até um jegue, vítimas da ação violenta das pessoas onde moravam, acontece que durante a noite, principalmente a partir das onze da noite, os cães começam a latir e uivar, ficando assim por boa parte da noite, incomodando os moradores, que tem o sono prejudicado, atrapalhando o desempenho no trabalho no dia seguinte, como foi constatado nos depoimentos de Mercedes Viana, Érica Cristina Verçola, Cristiane Manoel Aparecida Cândido, Helena Aparecida Sangria, e os idosos Thereza e Pedro Soares Lopes.
Os moradores pediram ajuda ao vereador, para que, ao menos no período noturno, os animais fossem abrigados em local, o que permitirá que os moradores da região possam ter um sono regular, sem o incômodo dos latidos e uivados. “Não dá prá negar a importância do serviço realizado pela equipe do meio-ambiente no local. É de suma importância o acolhimento dos animais, que são vítimas de maus tratos. Temos uma sugestão de transferir o abrigo para dois prédios, onde antes funcionava a equoterapia, ao lado de um trecho do novo contorno dos trilhos. As instalações são adequadas, e ainda ficam afastadas de qualquer moradia”, aponta Santana. 
O vereador manteve contato com o Secretário de Meio Ambiente, Genê Catanozzi, e o Secretário de Governo, Luis Zacarelli Cunha, que compreenderam o problema dos moradores. A questão foi imediatamente discutida na administração municipal, e acabou sendo acatada a idéia de transferir o serviço de local. Até dia 31, todos os animais e a estrutura de cuidados estarão funcionando no local sugerido. “Agradeço a compreensão e a rapidez com que o governo resolveu o problema. Os moradores agradecem”, ressalta Santana.