26/05/2011 - 02h52
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplicará nos meses de junho e julho as provas para o maior número de candidatos por vaga da história de seus vestibulares. Os 12.375 inscritos representam total de 24,3 pessoas para cada uma das 510 vagas disponíveis, o maior índice desde que o exame da Universidade passou a ser feito pela Fundação Vunesp, em 1980, quando 35.622 inscritos concorreram a 2.283 vagas para ingresso em 1981. A relação candidato/vaga mais alta registrada antes deste ano tinha sido 18,2 candidatos por vaga, atingida em 2003, quando foram oferecidas vagas em sete novos câmpus (Dracena, Itapeva, Ourinhos, Rosana, São Vicente, Sorocaba e Tupã). Desde 2001, a Unesp passou a realizar exame também no meio do ano.
A prova da primeira fase está marcada para o dia 12 de junho e será aplicada nas cidades de Bauru, Campinas, Dracena, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Ourinhos, Registro, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba. A segunda fase será realizada nos dias 3 e 4 de julho, nas mesmas cidades.
Os incentivos que a Unesp ofereceu aos candidatos, entre eles isenção para socioeconomicamente carentes e redução de 50% da taxa para candidatos treineiros, podem ter motivado o aumento do número de inscritos, segundo o professor Elias José Simon, diretor-presidente da Fundação Vunesp. “Estamos aperfeiçoando as formas de divulgação do vestibular da Unesp e dando bastante enfoque aos alunos de escola pública, inclusive criando áreas específicas do site para atender ao significativo aumento do interesse dos jovens pela Unesp”, esclarece Simon.
A relação candidato/vaga por curso deverá ser divulgada em breve, nos sites www.unesp.br e www.vunesp.com.br.
Sobre a Unesp
A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 32 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 168 cursos de graduação e 115 programas de pós-graduação. É composta por 50.316 alunos (35.026 na graduação, 15.290 mil na pós – lato e sctricto sensu), 3.425 mil professores e 6.880 mil servidores técnico-administrativos. Tem cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.