Projeto para turismo rural chega aos assentamentos

Fotógrafo: João Pires/LBF
18/03/2011 - 04h18

Nos próximos dias 21 e 22 deste mês – segunda e terça-feira -, alunos do curso de Turismo Rural visitarão os assentamentos de Bueno de Andrada e Monte Alegre, na zona rural de Araraquara.
Após um levantamento detalhado de algumas propriedades, os estudantes apontarão quais áreas poderão ser transformadas em pontos turísticos rurais.
O curso sobre turismo rural é realizado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através do Sindicato Rural de Araraquara, com apoio da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Comércio, Turismo e Eventos (órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), além da Fundação Itesp, Sebrae e Uniara.
De acordo com a instrutora do curso pelo Senar, Ângela do Amaral Nigro, a visita aos assentamentos também detectará o perfil dos proprietários e o tipo de imóveis disponíveis para o projeto.
 “Aos futuros empreendedores, ainda serão apontadas algumas formas de atrair o turista, como alternativas de pousadas, alimentação típica e produtos artesanais”, afirma Ângela.
A instrutora informa que também serão debatidas opções esportivas para o turismo de aventura, como trilhas ecológicas e atividades de bóia-cross. Ela acrescenta que os alunos já acreditam na real possibilidade de se fomentar o turismo rural na região.
Para a coordenadora de Comércio, Turismo e Eventos de Araraquara, Eneida Miranda de Toledo, o distrito de Bueno de Andrada tem “totais condições” de desenvolver esse tipo de turismo.  “Da mesma forma que  a cidade já desenvolve o turismo de negócios”, resume. 
O curso teve início nos últimos dias 14 e 15 deste mês, terá carga horária de 240 horas/aula e vai até novembro.