Gigantão: começa a última etapa de avaliação do IPT

Há sete meses, o Gigantão teve a aba oeste rompida e por isso foi interditado

Fotógrafo: João Pires/LBF
27/05/2011 - 04h32

Nesta quinta-feira (26), técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), liderados pelo engenheiro Daniel Guirardi e com apoio do secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, realizaram o ensaio de prova de carga, com o carregamento de 39 toneladas de areia, na cobertura do Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão. 
Há sete meses, o Gigantão teve a aba oeste rompida e por isso foi interditado.
Com o suporte de dois elevadores hidráulicos, os operários do Centralizado da Prefeitura colocaram 1.300 sacos de areia de 30 quilos cada em sete vértices do ginásio, localizadas na área central da cobertura.
A descarga deverá estar concluída no próximo sábado. Para o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, que acompanhou todos os ensaios do IPT (o mapeamento das fissuras internas e da impermeabilização da cobertura, extração de provas da estrutura de concreto armado e a carga de prova), é grande o otimismo do governo em recuperar o ginásio.
“Embora o pessoal do IPT não possa adiantar pormenores dos resultados dos ensaios, estamos otimistas quanto à total recuperação do Gigantão”, afirmou Rozatto.