Assessor do Banco Mundial faz alerta sobre problemas climáticos em palestra na Uniara

Fotógrafo: João Pires/LBF
28/05/2011 - 02h32

Ricardo César Aoki Hirata, membro assessor do Banco Mundial na área de Águas Subterrâneas, consultor da Unesco e da International Atomic Energy Agency (IAEA), fez um alerta a respeito da extração exagerada de água dos aqüíferos em palestra sobre o clima nesta sexta-feira (17) no Centro Universitário de Araraquara- Uniara.
Na palestra, denominada “Câmbios climáticos e os recursos hídricos subterrâneos: avaliando problemas e buscando soluções”, Hirata, que também é mestre em Geociência pela USP e pós-doutor pela universidade de Walterloo (Canadá), fez uma explanação sobre os recursos hídricos no Brasil e no mundo. Ele ressaltou que o fenômeno da super explotação, que consiste na extração de água dos aquíferos em níveis superiores à sua capacidade, traz desequilíbrio ao meio ambiente e, a longo prazo, pode afetar a sustentabilidade do planeta.
O salão nobre da instituição, localizado na unidade I, ficou lotado de alunos, professores e coordenadores do curso de mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Uniara, além de representantes da sociedade civil.
A palestra fez parte do ciclo de seminários de integração, que ocorre durante o ano com o objetivo de discutir a metodologia de pesquisa em uma perspectiva interdisciplinar com pesquisadores externos à instituição.