Paleontólogo que revelou pegadas de dinossauros visita Araraquara

Padre Giuseppe Leonardi, que esteve na cidade em 1989, é responsável pela pesquisa sobre o sítio paleontológico de Araraquara

08/06/2013 - 04h47

Araraquara prepara-se para a visita de um ilustre personagem de sua história: o padre e paleontólogo italiano Giuseppe Leonardi, responsável pela pesquisa sobre o sítio paleontológico de Araraquara. O paleontólogo estará em Araraquara nos próximos dias 18 e 19 de junho, e será recebido pelo prefeito Marcelo Barbieri e pelo vice Coca Ferraz.
A convite da Prefeitura de Araraquara e da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, com o apoio do Atacadão da Construção e a parceria do Arco Hotel, Giuseppe Leonardi será homenageado com seu nome em uma sala do MAPA (Museu da Arqueologia e Paleontologia de Araraquara) e também vai receber o título de Cidadão araraquarense pela Câmara Municipal.
Naturalizado brasileiro, a última vez que Giuseppe esteve em Araraquara foi em 1989. Conhecido por revelar as pegadas dos dinossauros nos arenitos da cidade, Giuseppe viveu no Brasil de 1974 a 1989 e, atualmente, vive como missionário na República Democrática do Congo, em Kinshasa, dedicando-se às crianças carentes.
Em Araraquara, Giuseppe realizou o levantamento do calçamento da cidade. Neste processo, retirou pedras para as coleções do Departamento Nacional da Produção Mineral e, por meio de sua pesquisa, soube-se que Araraquara possui o maior afloramento urbano do mundo, o que significa a maior exposição de uma rocha na superfície da Terra.
Vale destacar que as calçadas da área central de Araraquara possuem evidências da existência de mamíferos e de outros dinossauros maiores do período jurássico e cretáceo no Brasil, há cerca de 140 milhões de anos. As pegadas podem ser encontradas em placas de arenito usadas nas calçadas da cidade, especialmente no Museu a Céu Aberto, na Rua 5.
Segundo a história da paleontologia da região, em 1976, com uma forte dor de dente, Giuseppe Leonardi parou em Araraquara e, ao passear pela cidade, ele descobriu centenas de pegadas de dinossauros e se entusiasmou com a abundante fauna fóssil. O resultado: o padre voltou para Araraquara muitas outras vezes e passou a estudar o caso.
 
Giuseppe - Professor e pesquisador, este cientista de renome internacional é especialista em: pegadas fósseis de tetrápodes, comportamento e sociologia dos dinossauros, pterossauros (pterodactilos) e cervos fósseis. O paleontólogo é doutor em Ciências Naturais, com discussão e publicação da tese em paleontologia dos vertebrados (mamíferos pleistocênicos) na Universidade La Sapienza, de Roma.
O cientista realizou aproximadamente 90 expedições na América do Sul, da Patagônia à Amazônia, entre elas 32 na bacia do Rio do Peixe, na Paraíba, onde passou mais de um ano inteiro no campo. Em Araraquara e arredores, foram 12 expedições, além de várias outras pela Austrália, África, Europa, América do Norte e Central, e Oriente Médio.
Com 160 publicações científicas - principalmente na área de icnologia dos vertebrados, Giuseppe alcançou o máximo nível como pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), no período entre 1977 e 1989.
Seu trabalho contribuiu para padronização da metodologia e da terminologia internacionais do campo da icnologia dos vertebrados (pegadas fósseis), com a publicação de um glossário e manual, em oito línguas. Giuseppe publicou o primeiro livro sobre pegadas fósseis de um continente e o primeiro livro sobre dinossauros italianos.
Atualmente, o paleontólogo está em fase final de preparação de uma grande monografia de síntese sobre os dinossauros da Paraíba, com a colaboração de Ismar Carvalho, da UFPR (Universidade Federal do Paraná).
 
Programação - A agenda de visita de Giuseppe a Araraquara conta com diversas atividades. No dia 17, segunda-feira, o padre será recebido pelo prefeito Marcelo Barbieri e pelo vice Coca Ferraz, às 9h30, na Prefeitura. Depois participará de uma coletiva de imprensa e em seguida fará um City Tour pela cidade. Uma palestra no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri, para alunos do Ensino Fundamental, está marcada para o período da tarde, às 14h. À noite, às 19h30, Giuseppe ministra palestra para universitários, na Uniara.
No dia 18, terça, a programação começa às 11h, com um City Tour junto aos universitários, em uma visita ao Museu a Céu Aberto, onde se encontram diversos arenitos com pegadas dos dinossauros. O período da tarde, a partir das 15h, é reservado a uma homenagem a Giuseppe: ele dará nome a uma sala do MAPA e receberá o título de Cidadão araraquarense pela Câmara Municipal.