Expoambientação "A Prata da Casa" valoriza a memória cultural de Araraquara

21/06/2013 - 03h07

Idealizada para acompanhar o palco itinerante do projeto “Luiz na Praça”, compondo com ele um ambiente de apresentações nos bairros da cidade, a expoambientação “A Prata da Casa – 25 anos da Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa” levará aos quatro cantos da cidade um pouco do histórico da Semana.

“O objetivo é formar e informar o público sobre esse espaço de celebração criado por iniciativa dos artistas araraquarenses, valorizando a memória cultural de Araraquara”, conta Tânia Capel, que junto com Carol Geirwiatowiski assina a criação e pesquisa da exposição. A comunicação visual é de Carolina Guimarães.

“Mais do que um painel ilustrativo, a presença de um personagem/apresentador – como o compère do teatro de revista, tema de uma das semanas – convidará o público e estimulará seu olhar e atenção para a história a ser contada”, revela. O personagem fará leituras das "Cartas Abertas", tradição nas primeiras edições, que artisticamente sinalizavam as mudanças pretendidas com o movimento. “É uma homenagem àqueles que tanto fizerem para a construção do nosso cenário cultural de hoje”, aponta.

As fotos e materiais que compõem os painéis que ilustram os 25 anos da Semana Luiz foram pesquisados e escolhidos para traçar uma trajetória histórica da semana desde 1989, quando nasce como um grito de protesto da classe artística contra o fechamento dos espaços culturais da cidade.

Fruto da organização da classe artística local e da reivindicação por uma política pública sensível ao cuidado com os equipamentos públicos da cultura e eficiente na execução de suas ações culturais, a Semana Luiz Antônio é um marco de luta e resistência dos artistas araraquarenses e homenageia um dos ícones do teatro nacional: Luiz Antônio Martinez Correa, araraquarense que fez carreira no Rio de Janeiro sendo referência para a pesquisa do teatro musical brasileiro.

A expoambientação “A Prata da Casa – 25 anos da Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa” estará presente no Teatro Municipal de Araraquara durante a abertura da Semana, no dia 21 de junho. A exposição também percorrerá: Praça do Cecap (dia 23), Praça do Carmo (dia 24), Teatro Municipal (dia 26), Praça do Jardim Santa Clara (dia 27), Praça do Jardim das Hortênsias (dia 28).