27/06/2013 - 03h09
A Marca
O grupo de teatro Simulacros d\\\'Arte apresenta o espetáculo “A Marca” na programação da 25ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa. O Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues recebe o espetáculo na sexta-feira, dia 28, às 21h30. Os ingressos são gratuitos e limitados e podem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação. A indicação etária é para maiores de 14 anos.
“A Marca” é resultado de uma pesquisa do grupo sobre o teatro contemporâneo e as obras da escritora modernista inglesa Virginia Woolf. O espetáculo é baseado na obra “A Marca na Parede”, de 1917, que retrata a ausência do significado único e o constante fluxo de consciência, quebrando com a estética realista e estabelecendo um novo modo de fazer literatura.
O espetáculo consiste em um monólogo intimista, no qual a atriz Gil Cavalcante interpreta a narradora da obra. O texto adaptado e a orientação literária são de Eliézer dos Santos, enquanto a direção é assinada por Flávia Beltrame.
As questões existencialistas e sobre o futuro das artes e da literatura são despertadas pela visão que a personagem tem, a partir de uma simples marca na parede. Assim, no espaço cênico coloca-se em debate não apenas o que seria a marca, mas também as questões estéticas, literárias, sociais e políticas da Era Moderna.
As obras de Virginia Woolf são repletas de retratos, quadros, recortes e descrições de pessoas, situações, paisagens e instantes, flagrados naquilo que têm de mais intenso e intrínseco. O requinte do vocabulário, aliado às inovações sintáticas e sutilezas narrativas, predomina na maioria dos textos, privilegiando não somente o encadeamento lógico dos fatos, mas o fervilhar interno das personagens, suas digressões da memória, seus pensamentos e distrações. Sendo assim, motivos casuais que desencadeiam processos da consciência são muito comuns, como se o desenrolar dos pensamentos não pudesse ser controlado. Os acontecimentos exteriores perdem por completo seu domínio, servindo apenas para deslanchar e interpretar os interiores e dar início às grandes divagações. O enredo, nesse caso, acaba sendo um mero pretexto para que as situações e os acontecimentos sejam capturados em sua dimensão.
Unidos num único plano, atriz e platéia são desafiados a descobrir o que seria uma simples marca na parede. Sentada diante da lareira, à medida que volta no tempo, a narradora coloca o problema de não saber o porquê da existência da marca, demonstrando o desejo de desvendamento da razão que está por detrás das coisas, das ações, do estar no mundo e do conhecimento do papel que se cumpre nele.
A 25ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, em parceria com o Sesc-Araraquara e a Oficina Cultural Lélia Abramo. Toda a programação é gratuita.
SERVIÇO:
25ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa apresenta:
“A Marca”. Com grupo Simulacros d’Arte
Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)
Data: sexta-feira (28/06)
Horário: 21h30
Indicação: maiores de 14 anos
Grátis - retirada individual de ingresso 1h antes do espetáculo