Secretaria já é modelo no Estado para projetos ambientais

Após receber visitas de várias prefeituras, pasta apresentará políticas de Araraquara em Descalvado

Fotógrafo: João Pires/LBF
28/05/2011 - 02h55

Menos de dois anos após ser instituída pelo prefeito Marcelo Barbieri, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) já é referência para diversos municípios paulistas. Tanto que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente tem sugerido que outras prefeituras procurem Araraquara para buscar orientações. 
Por conta da sugestão estadual, o secretário Genê Catanozi estará na quarta-feira (1º de junho) em Descalvado para apresentar a composição administrativa e as ações da Secretaria, principalmente as políticas públicas até então implementadas.   
Com a implantação dessas políticas, que propiciaram a obtenção de dois Selos Verde Azul do Estado de São Paulo, nos anos de 2009 e 2010, e o Troféu Franco Montoro (pela recuperação de mananciais), no ano passado, a SMMA poderá servir de modelo para a criação da pasta de Descalvado. 
Instituídos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente para municípios que possuem políticas consistentes de defesa e preservação ambiental, Araraquara conquistou os selos e o troféu em apenas um ano e oito meses.
De acordo com Genê Catanozi, a Secretaria já recuperou 12 nascentes no município e plantou quase 119 mil mudas de mudas nativas, dentro da política de reflorestamento dos mananciais, com supervisão do Ministério Público do Meio Ambiente.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, a premiação demonstra que o governo está no caminho certo. “Nossa equipe está trabalhando muito bem para avançarmos nesta política, contando sempre com o apoio da Câmara Municipal”, disse Marcelo.
Convênios
Em julho de 2009, a SMMA firmou convênio com a Cetesb (órgão do Governo do Estado) para conceder licenças ambientais a empresas de pequenos impactos no setor. No total, 110 licenças já foram concebidas no município, segundo Genê. 
A Secretaria ainda criou o curso de Educação Ambiental para adultos e crianças e repassou à Secretaria Municipal da Educação o projeto Cartilha Ecológica, em outro convênio com o Governo do Estado. 
Também foi criado na cidade o IPTU Verde, que concede descontos percentuais neste imposto para o contribuinte que preserva o meio ambiente. 
Para o prefeito Marcelo, é um compromisso de governo fazer de Araraquara uma cidade voltada para a melhoria da qualidade de vida da população. “O trabalho da Prefeitura e todo este reconhecimento irão propagar ainda mais nossas ações ambientais”, ressaltou.
Modelo
Segundo Genê Catanozi, representantes de prefeituras de Viradouro e Sertãozinho já vieram à cidade conhecer detalhes do convênio sobre licença ambiental, enquanto Barretos, Olímpia e Franca também procuraram a SMMA pela política ambiental.  
O secretário acrescenta que Araraquara será o primeiro município paulista, e um dos poucos do Brasil, a criar a Biblioteca Ambiental, para auxiliar professores, estudantes e a população em geral em estudos e trabalhos com foco no meio ambiente.  
A futura biblioteca será inaugurada em junho, nas dependências da Biblioteca Mário de Andrade, na região central de Araraquara.