Araraquara atinge meta de vacinação contra a Poliomielite

29/06/2013 - 04h25

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, iniciada no dia 8 de junho, atingiu em Araraquara a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. A cidade atingiu o índice de 95% de 11 mil crianças entre seis meses e cinco anos de idade.

Ao todo, 10.452 crianças receberam as gotinhas distribuídas em todas as unidades básicas de saúde e no Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), unidade vinculada ao governo estadual, totalizando 27 locais.

O total de crianças imunizadas entre seis meses e um ano de idade foi 1.195; entre um e dois anos foram 2.153; entre dois e três anos 2.283; entre três e quatro anos 2.364 e entre quatro e cinco foram imunizadas 2.457 crianças.

A poliomielite é uma doença que não tem tratamento, e a única forma de erradicar a doença é fazendo a prevenção através da vacinação, que protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A vacina é extremamente segura e não há contra-indicações.


Vacinação contra a Gripe

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe continua em Araraquara até que se atinja a meta de vacinar 80% do grupo de risco, o que representa 44 mil pessoas em Araraquara. Até o momento, foram imunizadas 28.885 pessoas, que representa 69,4%.

Por decisão do Ministério da Saúde e Vigilância em Saúde Estadual, não está liberada a vacinação contra influenza para nenhum grupo, além daqueles prioritários, que incluem gestantes, idosos, crianças entre seis meses e dois anos, profissionais de saúde, população carcerária, doentes crônicos e mulheres em puerpério.

Quem desejar receber a dose da vacina pode se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, além do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa). Todos os 27 locais de vacinação funcionam das 7h30 às 16h30.

As únicas contra-indicações são alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e portadores de doenças neurológicas em atividade.