Prefeito recebe chefe de cozinha premiado em São Paulo

06/07/2013 - 03h13

Premiado

O prefeito Marcelo Barbieri recebeu, na manhã desta sexta-feira (5), o chefe de cozinha João Paulo Papandré Lemos, acompanhado por Eneida de Miranda Toledo, coordenadora executiva de Comércio, Turismo e Serviços e presidente da Morada do Sol Turismo e Eventos S/A.

Marcelo parabenizou o chefe de cozinha por ter sido premiado no evento “Sabor de São Paulo”, com o prato “Panceta de Porco à Pururuca”. O prato foi um dos 30 selecionados para a rota gastronômica do Estado de São Paulo.

O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo é organizado pela revista Prazeres da Mesa em parceria com a Secretaria de Turismo de São Paulo, e tem como objetivo fomentar, tornar públicos e perenizar os produtos e pratos típicos dos municípios do Estado. Os participantes de Araraquara contaram com o apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Turismo e Eventos.

A ideia do projeto é consolidar a gastronomia paulista como uma das mais atrativas do turismo do Estado, tecendo uma rede de endereços e informações culturais sobre sua culinária, seus pratos, sua história, produtos e cidades onde se originaram transformando-os em uma Guia Turístico-Gastronômico.

Em setembro, o “Sabor de São Paulo” ganha uma segunda edição em São Paulo e Eneida almeja trazer o evento para Araraquara. O prefeito parabenizou a participação de Araraquara no evento e se mostrou bastante interessado em ter a cidade na rota gastronômica do Estado.

Uma das propostas de Eneida é realizar eventos gastronômicos do restaurante da Arena da Fonte – ideia que foi prontamente aceita e estimulada por Marcelo. Segundo ela, Araraquara foi selecionada com duas receitas e conseguiu classificar dois chefes, mostrando que a cidade tem todas as condições de trazer a Rota de Turismo Gastronômico para a região.

A “Panceta de Porco à Pururuca”, prato apresentado pelo arquiteto araraquarense e chefe de cozinha João Paulo Papandré Lemos, faz um resgate histórico unido à proposta da arquitetura na gastronomia. A barriga de porco a pururuca é uma proposta de Lemos em que há a desconstrução de um prato, para a sua reconstrução numa nova linguagem. Assim, a panceta - que é na maioria das vezes servida como tira-gosto, em porções onde é cortada de forma pequena - torna-se o prato principal.

A receita do arquiteto não vem de família, porém, Lemos lembra que a família tem uma “veia gastronômica forte”, tendo sua avó cozinhado para Assis Chateaubriand, Getúlio Vargas, entre outras personalidades. Depois de trabalhar por mais de 20 anos com arquitetura, Lemos se entregou à gastronomia e há dois anos trabalha como chefe de cozinha, além de ministrar cursos pelo país.

O chefe, que tem como ideal trazer a Rota da Gastronomia para Araraquara, agradeceu todo o apoio prestado pela coordenadora Eneida e pelo prefeito Marcelo Barbieri. “Agradeço todo o apoio que recebi do prefeito Marcelo e toda sua equipe”, finalizou.

Vale destacar que, além da “Panceta de Porco à Pururuca”, Araraquara também foi premiada com o prato Trem de Milho, feito à base de milho verde com recheios (mussarela, carne seca ou lingüiça calabresa ou frango), com a apresentação do publicitário araraquarense Théo Bratfisch.