Reforma do Gigantão traz de volta cartão postal de Araraquara

Ginásio será reinaugurado nesta terça-feira pelo prefeito Marcelo Barbieri e pelo ministro do Esporte Aldo Rebelo

09/07/2013 - 06h12

Acabou a reforma

A reforma do Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, traz de volta um dos cartões postais mais famosos de Araraquara, reconhecido pelas suas formas arquitetônicas. A convite do prefeito Marcelo Barbieri, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participará da festa de reinauguração do ginásio nesta terça-feira, dia 9 de julho, às 9 horas. Após a cerimônia oficial, será realizada uma coletiva de imprensa no local.

O evento terá também um amistoso de vôlei feminino entre a Uniara/Fundesport e o Sesi de São Paulo, categoria livre. Na sequência, será a vez de entrar em quadra as equipes de futsal feminino Tradição/Fundesport e Seleção de São Carlos. A entrada é franca.

As equipes se enfrentarão na quadra poliesportiva que passa a se chamar Carmo de Souza – “Rosa Branca”. A homenagem ao ídolo araraquarense do basquete foi uma indicação do prefeito Marcelo Barbieri, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.

“A reinauguração do Gigantão será uma grande festa. A população aguardava ansiosa a recuperação desse importante palco esportivo. Nos empenhamos muito para que esta obra acontecesse e tivéssemos um Gigantão seguro e moderno. Certamente, ainda viveremos grandes momentos esportivos em um dos maiores símbolos de Araraquara”, afirma o prefeito Marcelo.

A quadra foi ampliada e tem medidas oficiais para a prática do futsal, além do handebol, basquete e vôlei. O piso também foi substituído por madeira flutuante, material que auxilia na absorção de impactos para os atletas.


Rosa Branca


Rosa Branca é um ícone do basquete brasileiro, com brilhantes participações em Jogos Olímpicos em defesa do Brasil, além de ter conquistado títulos mundiais em clubes por onde passou, principalmente no Palmeiras, entre 1958 e 1963, e depois no Corinthians, de 1964 a 1971. Em Araraquara, Rosa Branca defendeu seu primeiro clube profissionalmente, o Nosso Clube.

Em meados dos anos de 1960, Rosa Branca foi convidado para integrar o mítico time dos Harlem Globetrotters, os primeiros a mesclarem basquete e exibição. O atleta faleceu em 22 de dezembro de 2008.


Interdição e Modernização


Era noite do dia 29 de outubro de 2010 quando uma das abas da cobertura do Gigantão se rompeu, obrigando a interdição imediata do ginásio para qualquer atividade.

Foram quase três anos de trabalho e busca de recursos para viabilizar a obra. O prefeito Marcelo Barbieri decidiu que não só a aba seria reconstituída, mas o ginásio passaria também por uma ampla modernização.

Nesta terça-feira, 9 de julho, Araraquara terá de volta o Gigantão com os mesmos contornos arquitetônicos que o diferenciam, mas por dentro será um ginásio mais confortável, moderno e vibrante para os atletas e público.

A aba foi reconstituída, a cobertura impermeabilizada e o reforço estrutural realizado. O Gigantão também teve a quadra ampliada com piso de madeira flutuante; recebeu cadeiras em suas arquibancadas, espaço exclusivo para deficientes e acessibilidade; ganhou novo sistema de iluminação; pintura; reforma de sanitários e vestiários, oferecendo melhores condições de preparação e recuperação dos atletas; além da edificação de rede de hidrantes e reservatório de água e revitalização do salão de apoio às modalidades esportivas.

A obra do Gigantão contou com recursos do município, do Estado e da União, por meio de emendas do deputado estadual Roberto Massafera e do deputado federal Vicente Cândido.


Arquitetura


Construído a partir de 1967, em estilo contemporâneo, o Gigantão foi inaugurado em outubro de 1969 para a realização dos 34º Jogos Abertos do Interior.

Assinado pelos arquitetos araraquarenses Luiz Ernesto do Valle Gadelha e Jonas Farias, proprietários da Construtora Domo, o projeto arrojado tem como características o concreto aparente, com um pórtico rígido e emprego de tirantes protendidos que ligam os blocos de fundação formando uma quadra com a cobertura em casca, ligada através de um sistema de pilares e tirantes. O mesmo escritório projetou em Araraquara o antigo Terminal Rodoviário, onde hoje funciona o Terminal Central de Integração e o prédio da Prefeitura Municipal.

Segundo Gadelha, a idéia de implantação do ginásio de esportes para o terreno escolhido foi fazer a quadra e as arquibancadas abaixo do nível do solo, para que as pessoas, ao entrarem nele, tivessem uma visão panorâmica do espaço, onde as dobraduras de concreto da cobertura e das laterais ficassem bem destacadas.

“Com esta solução, foi possível projetar uma cobertura mais baixa em relação do nível do terreno. Salientando-se, assim, a plasticidade das dobraduras. No conjunto, uma poética escultura de concreto”, comenta o arquiteto Gadelha.

Inspirado em dobradura de papel, a estrutura de concreto armado do Gigantão é uma obra de arte da engenharia brasileira, segundo o engenheiro Walter Farinelli, de 74 anos, que entre novembro e dezembro de 2011 elaborou o projeto de recuperação, com a consultoria do calculista da obra, o professor Pietro Candreva.

Farinelli, responsável por grandes obras em todo o País e pela recuperação do TCI (Terminal Central de Integração) em Araraquara, afirma que o Gigantão é uma referência no Brasil. “Com a recuperação, o ginásio ficará em perfeito estado e, além de ser cartão postal da cidade, merece ser tratado como ponto turístico. O Gigantão é uma jóia e sua estrutura está em boas condições”, afirma.

Pietro Candreva, engenheiro, professor e mestre, fez os cálculos da estrutura de concreto armado para o vão de 60 metros (norte e sul) por 100 metros (leste e oeste). Seu projeto estrutural foi tese de doutorado na Escola Politécnica da USP.


Castelo Branco


O nome do ginásio, Castelo Branco, é uma homenagem do prefeito Rubens Cruz ao sobrenome da família de sua mulher: Maria Terezinha Castelo Branco Cruz.

A denominação de Gigantão, segundo o jornalista Wilson Luiz, surgiu no embalo das grandes praças esportivas edificadas nos anos 60 e o uso do aumentativo causava maior impacto, por exemplo, o “Mineirão”, Estádio Governador Magalhães Pinto, inaugurado em Belo Horizonte (1965).

 

Jogos Regionais

 

O ginásio será o principal palco dos 57º Jogos Regionais, que serão realizados em Araraquara entre os dias 17 e 27 de julho. A cerimônia de abertura dos Jogos acontecerá no próximo dia 19, a partir das 19h, no Gigantão.