Disputas de vôlei de areia e biribol dos Regionais serão no Complexo Esportivo Municipal na Vila Velosa
Fotógrafo: Sergio Pierri
12/07/2013 - 02h08
O prefeito Marcelo Barbieri, o secretário de Esportes e Lazer, Jair Martineli, e o coordenador da Secretaria de Obras Públicas, José Carlos Campos, vistoriaram, nessa quinta-feira (11), as obras das novas quadras de vôlei de areia e conjunto aquático para biribol no Complexo Esportivo Municipal, na Vila Velosa, o antigo Estrela Clube.
A entrega será neste sábado, dia 13, às 12h, com disputas entre os atletas das modalidades vôlei de areia e biribol, que representarão Araraquara nos 57º Jogos Regionais, no período de 17 a 27 de julho na cidade.
Marcelo e Jair também conferiram as melhorias na quadra poliesportiva, vestiários e portaria.
“O Complexo Esportivo Municipal está numa área nobre e, além do vôlei de areia e as piscinas para biribol, vamos recuperar a quadra poliesportiva e agregar mais modalidades para ocupar ao máximo este espaço”, afirmou o prefeito.
Para o secretário Jair, as piscinas para biribol, aquecidas pelo sistema de troca de calor, iluminadas e com boa estrutura dos vestiários já existentes, serão um legado importante para as Escolinhas de Esporte após os Jogos Regionais. “Estamos elaborando a implantação das escolinhas de biribol e de vôlei de areia”, comentou.
O investimento nas duas obras atinge R$ 300 mil e é oriundo de recursos do próprio município.
Luta por medalhas
Nos primeiros dias de competições dos Regionais, o vôlei de praia feminino de Araraquara enfrentará Franca, no dia 18, às 10h30; e no dia 19, Matão. Já o vôlei masculino estreará no dia 19, às 12h30, contra Jaboticabal. A entrada para os Regionais é franca. O Complexo Esportivo Municipal, na Vila Velosa, é na Rua José Parisi, 364, ao lado da sede administrativa do Departamento de Água e Esgotos (Daae).
As competições de biribol começarão no terceiro dia dos Regionais, sábado dia 20, e programação oficial ainda não foi divulgada.
Origem
O biribol é um esporte genuinamente brasiliero e surgiu no interior paulista, em Birigui, por iniciativa do professor Dario Pedro em 1968.
As piscinas medem 4 metros por 8 metros. A profundidade de 1,30m permite facilita a prática a quem não saiba nadar. O biribol foi difundido nos hotéis, academias e resorts para recreação até ser inserido nos Jogos Regionais.
O biribol é disputado por equipes compostas de quatro atletas em três ou cinco sets com 21 pontos corridos.