Araraquara sedia III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

Fotógrafo: Sergio Pierri
16/07/2013 - 03h20

Araraquara sediou a III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, realizada neste sábado (12), no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri, que teve como tema “Democracia e Desenvolvimento por um interior paulista sem racismo”.

O prefeito Marcelo Barbieri afirmou que é fundamental a articulação entre os 26 municípios da região para avaliar os avanços, os desafios e as perspectivas das Políticas de Igualdade Racial (PIR).

“Existe a necessidade de se ampliar essa discussão no interior. Muitas pessoas ainda se sentem constrangidas para denunciar casos de racismo e isso precisa ser superado”, afirmou o prefeito.

A Conferência também discutiu as diretrizes para implementação de políticas no âmbito regional, estadual e nacional e sobre os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).

A etapa regional antecede a Conferência Estadual, a ser realizada de 23 a 25 de agosto em São Paulo, e a Conferência Nacional, que será de 5 a 7 de novembro em Brasília.

Para a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Araraquara, Alessandra de Cássia Laurindo, a organização dos municípios da região é necessária para discutir as políticas públicas e traçar o plano plurianual. “É importante que todos os municípios da região tenham uma coordenadoria que trate do assunto”, ressaltou.

A vereadora Edna Martins afirmou que a questão do racismo deve ser tratada regionalmente e por isso a necessidade de articulação. Edna destacou o papel de liderança regional do prefeito Marcelo, presidente do Aprec (Associação dos Prefeitos da Região Central do Estado de São Paulo).

A Conferência Regional abrangeu Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lucia, Tabatinga, Taquaritinga, Trabiju, Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro e São Carlos.


Palestrantes


Participaram da Conferência como palestrantes o professor Doutor Dagoberto José Fonseca (docente da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp, Departamento de Antropologia, Política e Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia – Campus de Araraquara; chefe do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia), Edson França (historiador, coordenador geral da Unegro, Membro do Conselho Nacional de Igualdade Racial), e professora Elisa Lucas Rodrigues (coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo).

Também estiveram presentes o vereador Adilson Vital, o secretário municipal de Articulação Institucional e da Participação Popular, Fernando Cesar Câmara, a secretária de Comunicação, Fernanda Cavicchia, o chefe da Divisão de Combate ao Racismo de São Carlos, Luiz Claudio Hilário, o coordenador do Centro Afro de São Carlos, Vanderlei Bonifácio, o diretor do Centro de União da Comunidade Negra de Matão, Sérgio Floriano, além de representantes de outras cidades.


Subtemas


Os subtemas debatidos incluíram os seguintes tópicos: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo, Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios, Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial – SINAPIR (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias), Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão, Mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.


Temário


O temário teve como subsídios o Plano Plurianual e o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial e deverá ser desenvolvido de modo a articular e integrar os vários aspectos da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.