Ex-jogador, falecido no início de 2013, participou das principais conquistas do Lupo/Náutico/Fundesport
18/07/2013 - 03h25
Emoção
A homenagem a André Luís de França, o Andrezão, durante a abertura da exposição “Araraquara: A Morada do Vôlei”, na noite de segunda-feira, 15 de julho, emocionou os atletas que dividiram a quadra com o ex-ponteiro, dirigentes e o público presente. Andrezão morreu em 26 de janeiro de 2013.
Companheiro de quadra e amigo pessoal, o jogador Geraldo Alexandro de Oliveira, Balu, não conteve as lágrimas ao se lembrar de Andrezão. Destacou que o amigo sempre foi “um guerreiro” e que mesmo após a aposentadoria das quadras fazia questão de atuar por Araraquara nas competições.
Outro amigo pessoal de Andrezão, o ponteiro Marcos Almeida Esteves, Kalé, ressaltou a “garra, força física e grande disposição” como as principais características do jogo do homenageado. André e Kalé estiveram presentes em todos os momentos vitoriosos da equipe do Lupo/ Náutico.
José Paulo Perón, treinador da equipe de 1995 a 2002, e considerado peça chave para o sucesso da modalidade em Araraquara, também elogiou seu ex-comandado, destacando a dedicação e a qualidade de Andrezão. Para ele, o falecimento do atleta foi uma perda para o voleibol e para a cidade.
Andrezão era natural de Ilha Solteira e tinha 2,02 metros de altura. Antes de vestir a camisa do Lupo/Náutico/Fundesport, ele jogou pelo Banespa, clube que o revelou e pela equipe de Franca. Em Araraquara, atuou nas temporadas de 1993 a 1998, 1999 a 2002 e 2006 a 2007. Fora do Brasil, jogou em clubes da Turquia, Espanha, Portugal e Qatar. A esposa Isabela e a filha Luiza, de 6 anos, receberam flores.
A exposição “Araraquara: A Morada do Vôlei” homenageia atletas, comissão técnica e dirigentes da equipe do Lupo Náutico/Fundesport, que foi vice-campeão do primeiro campeonato Sul-Americano de Clubes de Voleibol Masculino em 1997. A mostra, que reúne troféus, medalhas, fotografias, revistas, jornais, uniformes, bolas, tênis e outros materiais, poderá ser vista até 31 de julho, das 9 às 18 horas no saguão da Câmara Municipal.