População araraquarense reconhece serviços prestados pelo SENAI

Iniciativa do vereador Edio Lopes oficializou o “Reconhecimento Público”

Fotógrafo: João Pires/LBF
31/05/2011 - 01h54

Em sessão solene presidida pelo vereador Aluisio Augusto Braz (Boi-PMDB), a Câmara Municipal de Araraquara fez a entrega do diploma de “Reconhecimento Público” ao Serviço Nacional da Indústria – Escola SENAI Henrique Lupo, conferido pelo Decreto Legislativo nº 753, de autoria da Mesa Diretora a partir de indicação do vereador primeiro secretário Edio Lopes (PT).
Presentes a sessão que ocupou espaço da Biblioteca Pública Municipal “Mário de Andrade”, o secretário da educação, Orlando Mengatti Filho (Nino-PMDB), representando o prefeito Marcelo Barbieri, os vereadores, vice presidente Juliana Damus (PP), Elias Chediek (PMDB), Carlos Nascimento (PT), Tenente Santana (PSDB), Lucas Grecco (PMDB), e a representante da vereadora Márcia Lia (PT), Fabiana Virgilio.
Também marcante a representatividade do SENAI, com o diretor técnico, professor Ricardo Figueiredo Terra, o gerente regional 3, José Carlos Dalfre, diretor da unidade araraquarense, Paulo Sérgio Sassi, diretor da unidade matonense Ilieste Augusto Malta Filho, professores e funcionários. 
No início da sessão o presidente “Boi” enfatizou a participação da família Lupo, que em 1963, através da Cia. Lupo, Agrícola, Comercial e Industrial, decidiu doar ao SENAI de São Paulo um terreno de 18.000 m2 na cidade de Araraquara para a construção de uma escola de aprendizagem industrial, que resulta atualmente no eficiente parque educacional erguido no bairro da Quitandinha.
Lembrou “Boi” que criado em 1942, por iniciativa do empresariado do setor, o SENAI é hoje um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial,por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.
“Graças à flexibilidade de sua estrutura, o SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina”, frisou.
Autor intelectual da homenagem, tendo apresentando a indicação por conhecer “a fundo” os serviços prestados pelo SENAI, o vereador Edio Lopes afirmou que ao conceder a Câmara Municipal um título, ao prestar uma homenagem, uma honraria, entende-se, e é voz comum que aquele que a recebe sinta-se honrado, mas naquele momento “sentia-se honrada a Câmara Municipal por ter a oportunidade impar de prestar a homenagem, pleno reconhecimento dos serviços prestados em prol da educação pelo SENAI, parte integrante do progresso e desenvolvimento de Araraquara”.
Acentuou o vereador que na antiga Grécia havia a figura do pedagogo, traduzida como “aquele que conduz”, o escravo que levava a criança a escola, e dada à grandiosidade de seu ato, passou posteriormente a denominar aquele que conduzia a criança em direção, através do ensinamento, ao aprendizado, ao saber.
“Louvável esta situação, grandiosa a profissão, e quero nesta data, de forma entusiasmada cumprimentar a todos aqueles que trabalham nesta instituição maior de ensino, denominada muito apropriadamente Escola SENAI Henrique Lupo, por exercer de forma gratificante a arte de ensinar,  de conduzir nossa juventude na busca do aprendizado, abrir espaço na sociedade em torno de um futuro melhor” afirmou. 
Enfatizou Edio que a geração de emprego no País cresce a cada dia, “graças às políticas públicas direcionadas ao setor, a cada dia vivenciamos a alegria de folheando os jornais verificar em letras garrafais a palavra PRECISA-SE, ou mesmo através do rádio ou da televisão ver o chamado destinado a profissionais”.
“São profissionais de alto nível os requisitados pela eficiente e desenvolvimentista indústria brasileira, mas, se imperioso dizer que se a indústria chama, pede, quer contratar profissionais de alto nível, imperioso também afirmar que estes profissionais encontram-se a disposição, formados pelas diversas unidades do SENAI, e por esta razão que a indústria alerta para a necessidade de profissionais, os profissionais formados pelo SENAI respondem presente”.
Citou o vereador que a iniciativa de implantação do SENAI recebeu incondicional apoio da indústria, dos industriais brasileiros que, praticamente “foram inversamente contrários, na contramão de seus colegas ingleses que retiraram, na época da revolução industrial, a ferramenta da mão do artesão introduzindo a máquina e reduzindo o homem ao desemprego, enquanto aqui de forma fraterna como cabe bem a índole, a característica, a alma do brasileiro, buscou-se a profissionalização, a formação plena, e o resultado salta aos olhos nos dias de hoje”.
“A indústria alicerçou o SENAI no início, e agora, com a satisfação do dever cumprido o SENAI alicerça a indústria fornecendo a ela mão de obra altamente qualificada”, acrescento o vereador Edio Lopes.
O representante do prefeito municipal Marcelo Barbieri, secretário da Educação Orlando Mengatti Filho acentuou as diversas parcerias na Educação, que priorizam agora a construção civil graças à demanda no setor da construção imobiliária, e o vereador Carlos Nascimento ao proceder à leitura do Decreto que concedeu a honraria manifestou seus agradecimentos ao SENAI, fazendo amostragem da cooperação técnica existente entre a instituição e a sociedade araraquarense.
Após receber o diploma Sassi reafirmou o dito anteriormente pelo diretor técnico Terra, o compromisso da instituição para com Araraquara, a qualidade de nível superior em seus vários cursos, e que, agradecendo a homenagem lembrava que haverá ainda um aumento substancial nas atividades do SENAI no município, com considerável apoio financeiro.
Antes do encerramento pelo presidente “Boi” da sessão solene, outra homenagem do Poder Legislativo foi traduzida através de flores, com a vereadora vice presidente Juliana Damus entregando flores a esposa do diretor Sassi, Joelma Aparecida Franco Sassi.