Movimento Violão neste mês será no Teatro do Sesc

20/07/2013 - 04h54

Cultura

A programação do Movimento Violão do dia 25 de julho, quinta-feira, apresenta os violonistas Aulus Rodrigues e Franciel Monteiro. A novidade é que esta edição de julho será realizada no Teatro do Sesc Araraquara. O horário continua o habitual: às 21 horas e a entrada é gratuita (os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação, na Central de Atendimento do Sesc, limitados a dois por pessoa).

O Movimento Violão é um projeto aprovado pelo PROAC - da Secretaria de Estado da Cultura e tem o patrocínio da Lupo e Tecnoroad, com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A edição deste mês tem o apoio do Sesc Araraquara.

Aulus Rodrigues é considerado um dos mais promissores violonistas brasileiros da nova geração. Mineiro de São Gonçalo do Rio Abaixo, iniciou seus estudos musicais ainda criança, em sua cidade natal. Em Belo Horizonte estudou com Eduardo Campolina, Cláudia Garcia e Fernando Araújo e como bolsista do Projeto Jovens Talentos da Fundação Magda Tagliaferro, recebeu orientações do violonista Fábio Zanon.

Venceu os mais importantes concursos de violão do país como o Concurso Nacional de Violão Musicalis e Concurso Nacional de Violão Souza Lima, em São Paulo, e o Concurso Internacional de Interpretação Violonística, em Teresina. Venceu também o I Concurso Jovens Solistas da OSMG, realizado em Belo Horizonte.

Aulus Rodrigues já se apresentou nas principais capitais brasileiras, em eminentes teatros como a Sala São Paulo e o Palácio das Artes e já realizou recitais pelas séries Jovem Músico BDMG e Segunda Musical (Belo Horizonte), Música no Museu (Rio de Janeiro) e Violão no MASP (São Paulo). Em junho do ano passado se apresentou, sob a direção musical de Jaime Alem, no IX Encontro de Culturas, em Portugal, ao lado de músicos da Argentina, Brasil, Espanha e Portugal. No mês seguinte foi convidado para tocar no Concerto de Comemoração dos 35 anos da Rádio Cultura FM, realizado no Theatro Municipal de São Paulo e transmitido ao vivo para todo o país pela Rádio. Como solista orquestral, tocou com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Tatuí, sob a regência dos maestros Roberto Tibiriçá e João Maurício Galindo.

Paralelamente à sua carreira de solista, Aulus mantém uma intensa atividade camerística atuando em conjuntos de violão como o Duo Leque Harmônico e o Quarteto Corda Nova e em duo com a soprano Nívea Raf.

Já Franciel Monteiro, freqüentemente, tem sido considerado um fiel e expressivo intérprete, com uma musicalidade excepcional que capta a atenção dos espectadores com sua deslumbrante facilidade técnica.

Monteiro nasceu em São Paulo, em 1984, onde começou a estudar violão erudito com o professor Claudio Weizmann, na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo), anteriormente chamada de Universidade Livre de Música (ULM). Franciel Monteiro é formando em música com habilitação em violão erudito pela Faculdade Alcântara Machado – FAAM, onde estudou com o professor Henrique Pinto. Na mesma época, Monteiro também teve aulas particulares de violão popular com Camilo Carrara, focando em Música Brasileira. De 2008 a 2010 frequentou aulas particulares com Fábio Zanon.

Freqüentou diversos master-classes onde pôde encontrar violonistas de reputação internacional, tais como: Sharon Isbin, Tom Patterson, Leo Brouwer, Eduardo Isaac, Ana Vidovic, Jorge Caballero, Jose Antônio Escobar, Xuefei Yang, Gerard Abiton, Carlos Perez, Fábio Zanon, Paulo Martelli, Carlos Barbosa-Lima, Henrique Pinto, João Luiz do Brazil Guitar Duo, Sidney Molina e Everton Gloeden.

Além disto, já se apresentou como solista em festivais importantes tanto no Brasil como no Exterior. Ele se apresentou no 40º Festival internacional de inverno de Campos de Jordão, 5th FENAVIPI, 1er Festival y Concurso Internacional de Guitarra de La Paz, 2º Concurso Internacional de Violão Vital Medeiros, Festival Leo Brouwer e no mais tradicional evento de violão clássico em São Paulo: Seminário Nacional de Violão Souza Lima.

Como músico de câmara, Franciel tem compartilhado sua música com diversas formações camerísticas, como: violão/violino, oboé/violão, flauta/violão, quarteto de cordas/violão, cravo/violão e orquestra de câmera/violão.

Atualmente, Monteiro tem gerenciado sua carreira como concertista, camerista e professor, e aperfeiçoando seus estudos na Alemanha sob orientação de Tilman Hoppstock.

Entre seus diversos prêmios, destaque para: V Festival e Concurso de Violão (FENAVIPI-2009), I Concurso de Violão da Faculdade Cantareira (2006), IX Concurso Nacional de Violão Heitor Villa Lobos e Melhor Intérprete das Obras de Villa Lobos (2009), II Concurso Internacional de Violão “Vital Medeiros” (2009), I Concurso Internacional de Violão em La Paz, na Bolívia (2009), XIV Concurso Nacional de Violão “Souza Lima” (2005), VI Concurso Nacional de violão “Musicalis” (2002), além do Prêmio Especial, em que foi considerado um dos melhores alunos da instituição UniFIAM-FAAM – Centro Universitário.

 

SERVIÇO:

Movimento Violão apresenta Aulus Rodrigues e Franciel Monteiro

Data: 25 de julho (quinta-feira)

Horário: 21 horas

Local: Teatro do Sesc Araraquara

Ingressos gratuitos - devem ser retirados uma hora antes da apresentação , na Central de Atendimento do Sesc
(limitados a dois por pessoa)